quarta-feira

Quer Começar a Ler Livros Com Gosto e Sem Pressão? Saiba Como Aprender a Gostar de Ler Livros

aprender, gostar, ler
Photo by Jonas Jacobsson on Unsplash

     Olá, leitor! Tudo bem com você?

     Vamos começar este blog falando de algo muito importante: A leitura.

     A leitura é algo fundamental em nossas vidas. Com ela aprendemos mais, nos informamos mais, nos divertimos mais e até relaxamos após um longo dia de estresse. Mesmo com todos esses benefícios, há muita gente que simplesmente não gosta de ler, seja por preguiça ou porque ainda não conseguiu embarcar no mundo da leitura.

     Neste post quero dar algumas dicas para você gostar da leitura de um jeito prazeroso.

Conseguir, gostar, ler
Photo by Natasha Brazil on Unsplash

     - Mas será que é possível uma pessoa aprender a gostar de ler? Mesmo às vezes tão "tarde" (depois de adulto)?

     É possível, sim!

     O que se deve fazer primeiro é mudar a visão para com a leitura ao questionar-se:

     - Por que eu não gosto de ler?

     Se por acaso vier a tal da preguiça em sua mente ou a ansiedade de logo terminar um livro para saber de tudo que há nele rapidamente, questione-se mais uma vez:

     - Por que tem que ser assim? Não tem outra forma?


Leia também:


     O que separa uma pessoa de se tornar um leitor assíduo é a pressa de acabar de ler um livro.

     - Ah, mas eu quero me tornar uma daquelas pessoas que 'comem' livros...

     Ou...

     - Ah, mas eu quero acabar logo com esse livro porque eu tenho um trabalho da escola/faculdade para fazer!

     Mas não é com pressa que isso vai acontecer. Para você pegar o dom de ler rapidamente um livro e ainda entender tudo o que está escrito nele, você deve se acostumar com a leitura. E o tempo para isso varia de pessoa para pessoa. Por isso, comece a leitura com algum livro com o qual você se identifique e não se sinta obrigado a ler até o final para ver se gostou ou não: Se já na segunda página não gostar do que está lendo, ignore-o e parta para outra. Obrigar-se a ler o que não gosta só para ter aquela sensação de "dever cumprido" é um erro muito comum que leva a pessoa a odiar a leitura. Com o tempo, logo você perceberá que está lendo mais rápido que imaginou e ainda aprenderá definitivamente a ter mais paciência com aqueles livros que você tem obrigação de ler para fazer trabalhos de escolas e faculdades...

     Há pessoas adultas que falam:

     - O livro mais interessante é aquele que tem figuras ilustrando suas páginas.

livro, figuras, fotos
Photo by Krists Luhaers on Unsplash

     Mas a verdade é outra: Livro interessante não precisa ter figuras. Basta que o assunto seja o preferido do leitor. Se você gosta de ficção, realidade ou livros didáticos, pegue algum desses e leia aos pouquinhos por curiosidade, sem compromisso. É assim que a assiduidade pela leitura começa.

     - Posso começar o meu gosto pela leitura com revistas e gibis?

     Até pode, nada é proibido. Mas o recomendável é sempre optar por uma leitura mais séria mesmo sendo ficção. Evite revistas de fofocas, nudez e outros males que não levam a nada ou tira a atenção na distração por suas imagens. Uma leitura saudável que vai te ajudar a aumentar seu grau de sabedoria e te proporcionar diversão é a grande intenção dessa viagem.

     - Mas eu trabalho/estudo muito e não tenho tempo de ler!

     A hora da leitura não requer muito tempo. Você pode ler aquele livro que mais gostou durante 30 minutos e continuá-lo no dia seguinte sem problemas. Que tal uma leiturinha para relaxar antes de dormir? Ou na hora daquele trânsito infernal, dentro do ônibus, a caminho do trabalho?

     - Meu(a) filho(a) não gosta de ler, o que faço?
crianças, gostar, ler
Photo by Picsea on Unsplash

     No caso de crianças, um ótimo incentivo a leitura é um adulto ler para elas. Permita que seu(a) filho(a) acompanhe a leitura (não faça isso apenas na hora em que ele(a) vai dormir). Isso vai lhe despertar uma certa curiosidade pela leitura e mostrar-lhe o quanto é divertido ler e não uma coisa chata, além de ajudá-lo(a) a aprender a ler. Invista em livros infantis cheios de desenhos super coloridos, com poucas páginas e frases e, a medida em que seu(a) filho(a) vai crescendo, compre livros que tenha mais frases, mais páginas e menos desenhos para que ele se acostume aos livros tradicionais.


     Outra coisa super interessante relacionada as crianças é que pais que tem o hábito de ler muito acabam por incentivar os seus filhos ao mesmo hábito. Isso porque é muito fácil os pais influenciarem seus filhos com seus costumes. Então além de todos os benefícios que a leitura traz para um indivíduo, traz mais esse que é ajudar a criar novos leitores pelo mundo desde cedo.

Photo by Annie Spratt on Unsplash

     - E as escolas? Também não ensinam as crianças a ler e a gostar de leitura?

     As escolas também pode ser um forte aliado em ajudar as crianças a aprender a ler e ainda por cima a gostar da leitura. Mas nunca será o suficiente se os pais não as incentivarem dentro de casa. Procure formas bacanas (como os exemplos citados nesse texto) para fazê-las se apaixonar pela leitura.

     - Tomando gosto pela leitura, eu consigo arranjar um emprego também?

     Sem ler não é possível abrir oportunidades na hora de arranjar um bom emprego. Como vamos aprender algo novo, estar bem informados de tudo o que acontece no mundo e a nossa volta, subir de cargo e/ou ter aquele tão sonhado trabalho?

     Existe até uma profissão bem peculiar chamada "Contadores de Histórias" no qual o profissional conta vários tipos de história de forma lúdica e divertida para crianças e adultos. Eles trabalham em escolas e hospitais para dar mais alegria, conhecimento e incentivo a leitura

contador, historia, profissao
Photo by JOSHUA COLEMAN on Unsplash
     Não perca mais tempo abandonando a leitura... Encoraje-se! Leia.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo