quinta-feira

Utilidade Pública: Conheça as 14 Formas de Economizar a Água Facilmente


agua, economizar, vida
Photo by mrjn Photography on Unsplash

     Olá, caro leitor! Tudo bem?


     Já pensou num mundo sequinho sem água para beber?

     Economizar água não é mais sinônimo de economizar apenas no bolso. É agora uma questão totalmente necessária para o mundo e todos devemos ajudar.


Leia também:


     Há várias formas de como economizar água facilmente em qualquer região. Catorze delas cito abaixo:

1. Tomar Banho em Menos Tempo


chuveiro, ligado, tempo
Photo by Laura Marques on Unsplash

     É comum durante nosso banho darmos uma "enroladinha" porque a água está quentinha, é divertido, relaxa e nos faz até cantar! Mas agora não podemos mais brincar com isso. Quando for tomar banho só faça o necessário rapidamente (molhar o corpo, ensaboar e enxaguar). Banhos de 15 minutos já é um exagero, imagine aqueles que duram mais... Não pode!


2. Fechar a Torneira Enquanto Se Ensaboa Durante o Banho


fechar, torneira, banho
Photo by yip vick on Unsplash

     Falando em banho, você também pode economizar só de fechar a torneira enquanto estiver se ensaboando. Assim você limpa seu corpo com calma e economiza a água também.


3. Reutilizar a Água do Banho Para Outros Fins

aproveitar, agua, banho
Photo by bruce mars on Unsplash


     Além do tempo mínimo no banho e chuveiro desligado enquanto se ensaboa, tem outra dica legal para economizar a água: Reutilizando toda água do banho para outros fins. Você pode tomar banho dentro de um balde ou deixar o balde abaixo do chuveiro para pegar toda a água enquanto utiliza a mangueira para se banhar. De qualquer modo, não deixe a água do banho ir por ralo abaixo! Você pode reutiliza-la para lavar quintal, chão, dar descarga no vaso sanitário e para muitas outras coisas... 


4. Deixar a Torneira Fechada Enquanto Escova os Dentes


fechar, torneira, dentes
Photo by Alex on Unsplash

     Tem gente que ainda deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes pensando que como será rapidinho então não vai gastar nada. Na verdade, você deixa litros e litros de água ir embora mesmo com 1 minuto de escovação. Feche a torneira enquanto escova os dentes e só abra para enxaguar boca e escova.


5. Usar Copo com Água Para Enxaguar a Boca


usar, copo. agua
Photo by manu schwendener on Unsplash

     Outra dica legal na hora de escovar os dentes é usar um copo com água para enxaguar a boca. Assim você só usará a medida certa para enxágue da boca e não precisará deixar a torneira jorrando água fora.





6. Ajuntar o máximo de roupas possíveis para lavar na máquina


juntar, lavar, roupas
Photo by Jason Briscoe on Unsplash

     Essa é velha para as donas de casa: Ajunte o máximo de roupas para lavar na máquina e lave tudo de uma vez (claro que respeitando a separação de roupas claras com roupas escuras, por exemplo). Lavar pouca roupa na máquina é desperdício!


7. Reutilizar a Água da Máquina de Lavar em Outras Coisas


utilizar, agua, maquina
Photo by rawpixel on Unsplash

     Você pode reutilizar a água usada na máquina de lavar para outros fins (lavar quintal, chão, descarga do vaso sanitário, etc). Basta colocar a mangueira da máquina em algum balde e deixar encher (não se esqueça de trocar de balde assim que encher!).


8. Deixar Torneira Fechada Enquanto Lava Louça

fechar, torneira, louca
Photo by Imani on Unsplash



     A mesma regrinha de quando vamos escovar os dentes ou nos ensaboar no banho deve ser aplicada quando vai lavar a louça: Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Só abra quando for enxaguar, pronto!


9. Economizar Energia Elétrica


agua, economizar, energia
Photo by Christian Dubovan on Unsplash

     Sabia que economizando a energia elétrica estamos ajudando automaticamente a economizar a água também? Já que nosso Brasil varonil precisa das tais hidrelétricas para gerar energia e as hidrelétricas precisam de água, economizando a energia elétrica faz com que as hidrelétricas utilizem menos água e então acaba economizando de uma certa forma. Interessante, não?


10. Reaproveitar a Água da Pia


aproveitar, agua, pia
Photo by pan xiaozhen on Unsplash

     Uma dica super interessante é o aproveitamento da água utilizada direto de pias de cozinha, tanques e lavatórios, por exemplo. A água da pia é um ótimo aliado em descargas de vaso sanitário. Basta tirar o sifão e colocar um balde embaixo. Legal, né?

11. Evitar Lavar Quintais e Calçadas com Mangueira

     Lavar quintais e calçadas com mangueira é um desperdício de tempo, dinheiro e água que deve ser evitado sempre! A sujeira da calçada pode ser muito bem retirada com uma boa varrida e uma baldada d'água (ou nem isso, só meio baldinho está bom). Até a água da chuva nos ajuda nessa hora...

12. Evitar lavar carros com mangueira

eivtar, lavar, carros
Photo by Brunel Johnson on Unsplash

     Para lavar carros também temos de evitar o uso de mangueira. Prefira baldes de água para molhá-lo e enxaguá-lo. É economia na certa!

13. Aproveitar Água da Calha

aproveitar, agua, calhas
Photo by Héctor J. Rivas on Unsplash

     A água da calha também poder ser aproveitada: Basta colocar uma bacia ou um balde embaixo da calha ou de seus condutores. Aproveite a água da calha para lavar quintais e calçadas, por exemplo.

14. Aproveitar Água da Chuva

usar, agua, chuva
Photo by JanFillem on Unsplash
     Sabia que até a água da chuva pode ser aproveitada para um montão de coisa? Deixando uns baldes e bacias debaixo da chuva, esta água pode servir para lavar calçadas e quintais, roupas, tomar banho, lavar a louça, fazer comida, café, chás, lavar janela, enfim, para uma infinidade de coisas! Lembre-se sempre: A chuva é nossa amiga e nunca vem para nos atrapalhar.

     Existem outros sites pela internet que nos dá mais ideias de como economizar a água e, às vezes, até de forma inusitada. Um deles é o da G1 (clique aqui para ver) que vem com 20 jeitos bem ilustrados com fotos e vídeos, vale a pena conferir!

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo