segunda-feira

Como Esquecer do Passado Ruim - Saiba Como Se Livrar do Trauma do Passado Facilmente

esquecer, passado, lembranças
Lembranças ruins são como nuvens negras em nossas cabeças
Photo by Michael Skok on Unsplash


     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Uma das coisas mais difíceis na vida é esquecer do passado. Principalmente daquelas lembranças ruins que tendem a ficar "cutucando" a nossa memória. Para este tipo de lembrança, eu dou o nome de "nuvenzinha negra" porque é algo que vem de repente em nossa mente, nos persegue feito nuvem e nos deixa triste (ou com qualquer outro sentimento ruim) como a imagem dos dias tensos de chuvas.
    Geralmente guardamos muito estas lembranças pelo simples motivo de ter gerado alguma emoção quando a vivenciamos. E de tempo em tempo elas tendem a aparecer em nossas mentes causando alguma reação.
     Mas a boa notícia é que há várias formas de acabar ou pelo menos amenizar bem essas lembranças por mais que sejam coisas que aconteceram recentemente ou muito pesadas como a morte de um ente querido, por exemplo. Também vale para traumas.

     Abaixo deixo algumas dicas que podem ajudá-lo nessa luta... Vamos lá?


Perdoe o seu passado...


perdoar, perdão, forgive
Photo by Lina Trochez on Unsplash

     Uma das coisas mais difíceis na vida é perdoar, mas não custa nada tentar, né? Se você errou em algum momento de sua vida, se arrependeu e não deseja mais cometer o mesmo erro, perdoe. Perdoe seu passado, fique em paz consigo mesmo. Passados não costumam a voltar se você não cometer o mesmo erro.

Desfaça os laços...


liberdade, libertar, novo
Imagem: Pixabay

     Se caso a sua lembrança se tratar de alguma pessoa que lhe fez mal (um relacionamento amoroso que não deu certo, ex-amizade, etc) e você deseja esquecê-la, ao invés de prosseguir com a raiva ou a mágoa tente desfazer os laços o máximo que puder. Claro que há caso de exceções como, por exemplo, ex-companheiro(a) que ainda você deve manter um certo contato por causa de filhos, porém, se puder não tenha mais nenhum outro laço além desse com essa pessoa. Mantenha-se afastado dessa(s) pessoa(s). A distância, por mais que não pareça, é uma das fórmulas mais eficaz na hora de se esquecer de um passado, acredite!

Foque em outras coisas...


focar, estudos, conhecer
Photo by Alexander Michl on Unsplash

     Uma boa dica para esquecer das coisas que nos fazem mal é ocupar a mente com coisas boas e novas. Lembre-se: "Mente vazia, oficina do diabo". Faça um curso, viaje, conheça pessoas novas, viva novas situações boas! Dedique-se a novas atividades e descubra uma nova vida.



Desapegue!


desapegar, ir, embora
Photo by Luca Upper on Unsplash

     Pergunta: Por que devemos fazer doações de roupas e outros objetos em bom estado? Porque não está sendo mais utilizado por nós. Isso se chama "desapego" e é sempre bom pratica-lo com tudo o que não se necessita mais. A mesma coisa devemos fazer com essas lembranças ruins que nos atinge, mas com um diferencial: Ninguém está precisando delas e muito menos você! Por isso desapegue do que não se utiliza mais e jogue fora.


Leia também:


Saia do seu mundinho...


viajar, conhecer, sair
Photo by Nils Nedel on Unsplash

     Uma coisa que ajuda muito a você esquecer do passado é dialogar mais com as pessoas. Invista em relacionamentos interpessoais, saia com amigos e/ou familiares, converse com elas sobre vários assuntos, conheça as histórias delas, ajude-as conversando. Você vai se sentir bem melhor quando ver que tem outros assuntos mais importantes a serem discutidos.

Desabafe!


falar, desabafar, amigo
Photo by Ben White on Unsplash

     Semelhante a alternativa anterior, a melhor coisa para esquecer daquela lembrança que te aflige é desabafa-la com outras pessoas. Procure uma pessoa que seja amigável e confiável e conte para ela o que lhe aconteceu e como se sente ainda nos dias atuais ao se lembrar dela. Não tenha medo de "colocar para fora" tudo que está preso em sua garganta e em sua mente com calma. Você se sentirá mais leve.

Cuide-se...


cuidar, saúde, corpo
Photo by rawpixel on Unsplash

     Independente de qual seja sua lembrança ruim, o melhor, na verdade, é nunca se esquecer de si mesmo e se cuidar sempre! Cuide bem da sua saúde, cuide da sua beleza, olhe-se! Tenha boa alimentação, durma na quantidade certa de horas, tenha bons pensamentos. Ponha um sorriso nos lábios e viva a vida!


Photo by Pablo Heimplatz on Unsplash


     Nota¹: Estas dicas só irão funcionar se você estiver realmente a fim de esquecer todo o mal que passou. Você deve ter força de vontade para esquecê-las, se sentir livre e prosseguir sua vida mais feliz e mais leve.

     Nota²: Outra coisa que vale ressaltar é o que os especialistas em psiquiatria falam: Não é possível esquecer totalmente de alguma lembrança, mas é possível reeditar a memória. Estas dicas que foram dadas anteriormente serve pelo menos para isso. Experimente!

    Nota³: Podemos não nos esquecer 100% de alguma lembrança, porém quando não nos lembramos de algo por muito tempo, nosso cérebro faz a função de excluir a informação por conta própria. Experimente ficar sem estudar alguma matéria de matemática, por exemplo. Com o tempo você se esquece. Então porque não fazer a mesma coisa com as lembranças ruins?

     Espero que essas dicas possam ajudá-lo a trabalhar esse esquecimento de lembranças ruins. Não é fácil, mas não custa nada tentar com boa vontade. O importante sempre é ser feliz!

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo