sábado

Proibida a "Letra Feia" de Médicos: Casos Assim Podem Ser Denunciados ao Conselho Regional de Medicina (CRM)

Photo by Martin Brosy on Unsplash

     Olá, caro leitor, tudo bem?


     Quem nunca passou por uma situação dessas: Você vai a uma consulta médica e o(a) especialista te passa uma receita de medicamento ou encaminhamento para exames. Chegando na farmácia, a surpresa: A letra do(a) médico(a) é tão horrível que nem o farmacêutico (acostumado com esse tipo de coisa) consegue decifrar. E para casos de encaminhamento, pior: Você chega na sua casa e com calma vai ler o encaminhamento para saber o nome do exame. Quem disse que você consegue entender aquela letra escrita tão rápida e desajeitada? Você pergunta para mãe, pai, tio, vizinho, primo, irmão, colega de trabalho e ninguém consegue descobrir qual é o nome do bendito exame! E agora?
Como se vê a letra de alguns médicos
Como nós vemos a letra de alguns médicos: Um
monte de rabiscos...

     Geralmente quando uma pessoa passa por uma situação dessas é obrigada a voltar ao médico para lhe perguntar qual é o nome do remédio ou exame. Acaba perdendo seu tempo e por consequência fazer o médico também perder tempo só por causa de uma letra ilegível. Outros resultados graças a uma letrinha feia pode ser a compra do remédio errado, por exemplo. Foi o que aconteceu com uma cozinheira segundo o site da G1 (veja a mátéria aqui). Ela quase tomou o remédio errado e teve de voltar ao médico para saber o nome correto da medicação.


Leia também:


     Uma inofensiva letra ilegível numa receita médica pode prejudicar o estado de saúde de um paciente ou levá-lo até a morte. Esta prática traz consequências tão sérias que já virou lei Federal desde 1973 sob o n.º 5.991 que diz: "... Somente será aviada a receita que estiver escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível..." (veja aqui). O médico que continuar a escrever de forma ilegível também estará ferindo o Código de Ética Médica que diz vedar ao médico: "... Receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível..." sob o Artigo 11 do Capítulo III (veja aqui). De acordo com o site da G1, se não respeitadas as leis previstas pelo código de ética, entre as punições está a cassação do registro profissional. A G1 também informa que as denúncias contra esta prática devem ser feitas por carta ou apresentadas pessoalmente com uma cópia da receita no Conselho Regional de Medicina (CRM) (veja aqui).

Exemplo de etra ilegível de médico
Consegue decifrar?

     Uma situação dessas já aconteceu comigo: Fui ao médico e ele me enviou um encaminhamento (foto acima) para o exame. Chegando em casa e com o telefone na orelha já na central de atendimento para a marcação do exame, eu não conseguia dizer a atendente qual era o nome do exame por conta da letra indecifrável! Paguei um mico... Mas tudo foi resolvido graças a uma conhecida que "traduziu" a escrita do médico: Raio-X Joelho Direito / Raio-X Joelho Esquerdo.


     Há pessoas que explicam que alguns médicos tem esse hábito de escrever de "qualquer jeito" numa receita ou encaminhamento por conta da faculdade: Na faculdade somos obrigado a escrever muito rápido para pegar todas as informações que os professores nos passam, por isso é banal aderir ao costume. Mas isso não justifica tal ato. Outros dizem para você sempre perguntar ao médico qual é o nome dos exames e medicamentos e anotar num papel com sua letra para poder "traduzir" o encaminhamento ou a receita sem problemas. Mas isso é injusto! Não precisa dar trabalho para ninguém. O correto é o(a) médico(a) se conscientizar e escrever uma letra mais legível, como sugere a figura abaixo:

Exemplo de letra legível de médico
Esta é fácil!
     A solução é conscientizar médicos a não escreverem de forma ilegível porque traz problemas muito seríssimos aos pacientes e até a eles próprios. Não é necessário fazer a letra mais linda do mundo, mas pelo menos algo que qualquer pessoa possa ler sem incômodo algum.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo