terça-feira

Atraia Mais Visitas Para o Seu Site: 13 Formas Para Deixar Seu Site Mais Atraente

dicas, formas, site
Photo by rawpixel on Unsplash

     Olá, pessoa! Tudo bem?

     Um bom site não atrai seus leitores apenas com uma aparência bonita e muito menos monetização se não houver uma organização adequada. Tampouco comentários ou visibilidade nos motores de buscas se você não tiver alguns cuidados.
     Nesse post quero falar com você que está interessado em entrar para o mundo dos blogs (ou site) para divulgar suas ideias e produtos e obter muito sucesso.

     Abaixo deixo 8 dicas fundamentais:

1. O Título do Site

Photo by Jason Leung on Unsplash
     O título do site é aquele que serve para "cair na boca do povo" e deixar seu site inesquecível graças a um nome. Para que isso aconteça o título precisa ser simples e fácil de decorar. Lembrando que ele também tem de ter a ver com o assunto do site. Evite títulos complicados ou em outros idiomas (se não for site de cursos de algum idioma) ou cheio de pontos e traços.

2. As Cores do Site

Photo by Sharon Pittaway on Unsplash

     Sim, as cores do site também influenciam muito o leitor. A grande maioria dos leitores preferem sites de fundo claro e letras escuras porque passa uma imagem de seriedade e ainda deixa com mais iluminação e facilidade para a leitura. Por isso, prefira sempre montar um site cujo o fundo seja claro e as letras escuras por mais que seu gosto seja totalmente o contrário. Sites que usam fundo escuro e letras claras são mais voltados a temas de rock (gênero musical) ou para maiores de 18 anos.

3. Opte por Títulos Mais Longos nas Suas Postagens


Photo by rawpixel on Unsplash

     Títulos mais longos nas postagens, além de explicar melhor o que vai ser discutido no texto, abre mais a visibilidade nos motores de buscas da web. Mas não se esqueça: O título deve condizer com o que vai ser escrito na sua postagem. Não minta para seu leitor, hein!

4. Palavras-chave


Photo by Marnix Hogendoorn on Unsplash

     Continuando com a mesma ideia do tópico anterior, quando você coloca mais palavras no título de seu texto na internet, pode causar mais visibilidade aos motores de buscas por causa das "palavras-chave". Palavras-chave são as palavras que mais o usuário de internet digita nos motores de busca da web (como por exemplo o Google) para encontrar o que tanto deseja em sua pesquisa. Então, quando for dar o nome ao título de sua postagem coloque palavras comuns, palavras fáceis que qualquer um pesquisa da internet.

5. O tamanho da letra é importante...



Photo by Alexander Andrews on Unsplash

     O tamanho da fonte da letra usada no texto de um site influencia muito na hora de chamar a atenção do visitante para a leitura. Pessoas que gostam de ler sites preferem letras grandes e legíveis para uma leitura mais fácil e compreendida (principalmente as pessoas que tem algum problema de visão e não enxergam letras pequenas ou ilegíveis [essa então nem se fala!]). Por isso, prefira usar nos seus textos letras do tamanho 12 a 14 (com o título do texto maior, a partir do tamanho 20, por exemplo) e do tipo Verdana, Arial ou Tahoma. Ou se você possuir um blog, também pode utilizar o Gadget "Aumentar, diminuir ou mudar a fonte do blog" (tem o tutorial no Blog Elaine Gaspareto através do link www.elainegaspareto.com), assim o visitante vai poder aumentar a letra e escolher o tamanho que quiser.


6. Ilustração

Photo by Farica Yang on Unsplash

      Outra coisa que chama muito a atenção do visitante para a leitura é a ilustração. A ilustração nos faz ter uma ideia rápida do que o texto está falando e em alguns casos dá uma explicação para o assunto. Por isso, a imagem que você for colocar tem de ter a ver com o texto. Caso contrário fica algo confuso para o leitor. Outra coisa importante a ressaltar são os direitos autorais: Exponha fotos e figuras no qual você tenha a autorização de seu dono para usá-las (não se esqueça de informar o autor e de onde as tirou) ou produza suas próprias imagens.

7. De Quem é Esse Texto Meu?


Photo by rawpixel on Unsplash

     Todos os textos que você for escrever no seu site tem que ser de sua autoria. Você até copiar um trechinho de um texto alheio, mas não esqueça de informar o nome do autor e a origem daquele trechinho, tá? Copiar e colar textos inteiros de outras pessoas e ainda não informar a quem pertence pensando ser mais fácil para encher seu site de postagens é uma grande cilada! Pode até dar processo por causa de direitos autorais e o buscador Google dá preferência em sites que postou aquele texto primeiro. Pense nisso!


Leia mais:

8. Cuidado com Letras Grande

Photo by Gem & Lauris RK on Unsplash
     Um dos pequenos detalhes no qual se deve prestar muita atenção é o uso de letras maiúsculas em uma palavra ou frase inteira e pontos de exclamação. Se você escrever um parágrafo todo só com letras grandes, pode dar a atender que você está "gritando" com o leitor (acredite se quiser) e ponto de exclamação pode demonstrar raiva ou qualquer atitude hostil por parte do autor. A comunicação através de mensagens escritas, se não houver esses pequenos cuidados, pode causar desentendimentos sérios. Por isso, tome muito cuidado quando for usá-las. Use-as com bastante moderação.

9. Crie Novas Postagens

Photo by rawpixel on Unsplash
     Para que um site nunca saia da visão de um buscador ou não fique abandonado de vez, você deve  criar novas postagens pelo menos duas vezes por semana. Não pense que seu site irá sobreviver se ficar sem postagens por muito tempo. Assim que criar um site, defina um horário no seu dia-a-dia para atualizá-lo.

10. Cuidado com a "Super Lotação" (Banners e Enfeites)

Photo by freestocks.org on Unsplash

     Falando em ilustração, outro ponto importante a ser discutido é a quantidade dele que se pode colocar em um site. Sem contar os vídeos, gifs animados, fotos em flashes e até propagandas (este para monetizar o site). Pense nos locais estratégicos onde os banners com propagandas e enfeites podem ser colocados com moderação. Evite aquelas "janelinhas que pulam" (pop-ups) ao abrir o seu site ou aqueles banners comerciais que tampam o texto. Isso causa medo e/ou perda de paciência no visitante. O site fica lento e as visitas diminuem. Não vale a pena!

11. Não Mude a Forma do Seu Site a Toda Hora

Photo by Pierre Bamin on Unsplash

     Quando montamos um site sempre ficamos com aquela dúvida se o formato está bom, se as coisas estão no seu devido lugar, se o espaço do texto está muito grande, se o local dos banners está correto e aí acabamos por mudar várias vezes as coisas de lugar, mudar as cores do site quase todos os dias e etc. Isso é errado. Você não deve mudar a forma do seu site toda hora. Antes de colocá-lo em público, planeje bem o que quer de verdade e seja firme em suas decisões. Os visitantes se acostumam com um site na forma que é e levam um susto quando muda bruscamente. Pior se mudar muitas vezes seguida, isso pode fazer com que as visitas diminuam (lembre-se do que aconteceu com o Orkut).

12. Como Divulgar Seu Site?

Photo by rawpixel on Unsplash

     A propaganda é a alma do negócio! Se você quer divulgar o seu site há várias maneiras de se fazer e muitas vezes de forma gratuita e de um jeito bem honesto. Se o seu site não tiver restrição de idade, você pode divulgar através do Facebook, Twitter, e-mail (este com a prévia autorização de quem vai recebê-lo), procurar sites que façam parceria (verifique as regras do site) e até com a velha e famosa propaganda boca-a-boca. Também tem o Google Adwords para te ajudar (este requer um investimento financeiro). Só tome cuidado com aqueles sites que prometem divulgar o seu para vários buscadores. Muitos tem a fama de enganar. Se por acaso se interessar por um, verifique sua reputação.


13. "O Site é Meu e Eu Faço o Que Eu Quiser !!!"

     Quando você for fazer algum site esteja ciente de que ele será feito para o público e não para você. Ou seja, você tem todo o direito de postar o que quiser (desde que respeite direitos autorais e não faça ofensas), colocar o que quiser, na ordem que quiser, o nome que quiser, mas sempre pensando nos visitantes que entraram no seu site e não apenas nos seus gostos pessoais. Um site foi feito para expor ideias e ajudar as pessoas. Pense sempre nisso quando for montar o seu site e fazer os seus textos. Boa sorte!



     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo