sábado

Os Feriados Estudantis - Conheça os Feriados Que a Gente Aprende na Escola

Imagem: Gerd Altmann de Pixabay

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Nos tempos de escola a gente aprendia de tudo: Português, matemática, ciências, geografia, e por aí vai. Também aprendíamos sobre os feriados que às vezes alguns nem constavam no calendário e outros que a gente mal sabia o significado deles. 

     Conheça agora esses feriados e saiba um pouco deles:


Leia também:

Dia do Índio

Imagem (com modificação): Educação e Transformação

     Em 19 de abril comemoramos o Dia do Índio. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Eles viviam aqui muito antes de o Brasil ser descoberto pelos portugueses. Desde os primeiros homens brancos chegaram ao Brasil, tiraram muitas terras dos índios. Além disso, impediram os indígenas de viver de acordo com seus hábitos e costumes.
     Hoje, muitas tribos estão sem terras e os índios precisam trabalhar para homens brancos.
     Milhares de índios morreram e continuam a morrer por causa da pobreza e das doenças.


Dia de Tiradentes


Imagem: OAB Gran Cursos Online

     Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier. Ele e seus companheiros organizaram um movimento para libertar Minas Gerais e o Brasil do domínio de Portugal. Isso aconteceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto. O movimento não deu certo. Os participantes foram presos e condenados a prisão perpétua. Só Tiradentes foi condenado à morte. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, numa praça pública chamada Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro. Até hoje Tiradentes é considerado o maior herói nacional.


Fundação de Brasília

Imagem: The Jewellery Editor

     Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente do Brasil na época Juscelino Kubitschek Oliveira. Ela foi construída para ser a capital do Brasil e sede do governo do brasileiro. Oscar Niemeyer e Lúcio Costa foram os arquitetos que planejaram Brasília. Muitos brasileiros trabalham na construção da nova capital. Eles eram chamados candangos.


Descobrimento do Brasil

Imagem (com modificações): Youtube - Canal "World Silva"

     No dia 22 de abril comemoramos o Descobrimento do Brasil. Vamos conhecer a história do Descobrimento do Brasil? No dia 9 de março de 1500 uma grande esquadra partiu de Portugal para uma viagem a terras distantes. A esquadra era comandada por Pedro Álvares Cabral. No dia 22 de abril de 1500 os marinheiros avistaram um monte, que foi chamado de Monte Pascoal porque era a semana da Páscoa. Nesse dia uma nova terra foi descoberta. Os navegantes desembarcaram na terra, para conhecê-la melhor. Eles encontraram pessoas que lá moravam. Eram os índios.
     No dia 26 de abril de 1500 foi rezada a primeira missa pelo Frei Henrique Soares de Coimbra.
     No dia 2 de maio de 1500 os portugueses foram embora. Eles deixaram uma cruz de madeira para confirmar que a terra tinha sido descoberta por Portugal.
     A terra descoberta recebeu os seguintes nomes: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, depois Brasil.


Dia do Trabalho

Imagem: DP em Foco

     Todos os anos, no dia 1º de maio, as pessoas se reúnem em lugares públicos para comemorar o Dia do Trabalho. O trabalho é necessário a todas as pessoas. Todo trabalhador tem direito a um emprego e a um salário justo para manter a si e aos que dependem dele. O trabalho das pessoas contribui para o desenvolvimento do município, do Estado e do país.


Dia das Mães

Imagem: OpenClipart-Vectors de Pixabay

     No segundo domingo de maio comemoramos o Dia das Mães. 
     Faça você mesmo um cartão para dar à mamãe. Ela vai ficar feliz!


Libertação dos Escravos

Imagem: Aprendendo Com a Tia Célia

     Algum tempo depois do Descobrimento do Brasil, os portugueses trouxeram para cá negros da África para trabalhar como escravos. Os negros trabalhavam muito e não ganhavam salário. Eles recebiam apenas casa e comida. Moravam todos juntos, em lugares sem nenhuma higiene - a senzala. Muitas vezes, por qualquer motivo, eram surrados e castigados por seus donos. Com o tempo, alguns brasileiros foram percebendo que a situação dos escravos era muito injusta e passaram a apoiar a luta pela libertação dos negros. Eram os abolicionistas.
     No dia 13 de maio de 1888 uma lei libertou os escravos do Brasil. Foi a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.


Festas Juninas

Imagem: Pinterest Dri


     As festas juninas fazem parte das tradições do povo brasileiro. No dia 13 de junho comemoramos o Dia de Santo Antônio; no dia 24 de junho fazemos a Festa de São João e no dia 29 de junho festejamos São Pedro.


Dia dos Pais

Image by Gordon Johnson from Pixabay

     No segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Dê-lhe um beijo de presente. Vai ser o melhor presente que ele gostaria de receber. 


Dia do Folclore

Imagem: Mundo Carlu

     No dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore. Folclore é o conjunto de costumes, crenças e tradições de um povo. As danças, as crendices, as brincadeiras de criança, as músicas, os jogos, as adivinhações, as comidas, as lendas, os trabalhos manuais, remédios caseiros e as festas populares fazem parte do folclore.


Dia da Independência*


Imagem: Ideia Criativa

     No dia 7 de setembro comemoramos o Dia da Independência. Os portugueses descobriram o Brasil em 1500. Desde então, a nossa terra passou a pertencer a Portugal. O Brasil foi crescendo e se desenvolvendo. Os brasileiros já não queriam mais que Portugal mandasse em nosso País. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil e a nossa Pátria ficou livre de Portugal.


Dia da Árvore

Imagem: Espaço Educar

     O dia 21 de setembro é o Dia da Árvore. Comemore essa data plantando ou cuidando de uma árvore em sua casa, sua rua ou sua escola.


Dia da Criança


Image by Gustavo Rezende from Pixabay

     No dia 12 de outubro comemoramos o Dia da Criança. Neste dia todas as crianças são homenageadas com festas, passeios e diversões.


Dia do Professor

     O dia 15 de outubro é dedicado ao Professor. Nessa data as escolas costumam a organizar festas para homenagear os educadores.


Dia da Bandeira

     No dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira. A Bandeira é o símbolo do Brasil, isto é, ela representa o Brasil, a nossa Pátria.
     O Brasil tem outros símbolos: O Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.


     Aprender sobre os feriados que constam em nosso calendário e entre outros que nem conhecíamos é super importante. Faz parte da nossa história!

     O texto desse artigo não é da minha autoria. Retirei de um livro da minha época do primário (ensino fundamental I) que, infelizmente, não me recordo mais o nome. Eu tinha apenas as duas folhinhas que restavam daquele livro com este texto (não possuo mais).

* Como retirei esse texto de um livro super antigo (década de 90), naquela época o Dia da Independência era mais conhecido como o "Dia da Pátria" nas escolas.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo