domingo

As Melhores Músicas Internacionais Francesas de 1945 - Postagens de Domingo

musicas, antigas, 1945
Imagem de Pexels por Pixabay

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     O ano de 1945 foi marcado pela Segunda Guerra Mundial e o fim dela, mas também foi marcado por gloriosas e lindas músicas.

     Vamos conhecê-las?

     No ano de 2006 eu estava atrás de uma música que eu não sabia o nome e nem quem cantava! Só sabia que era francesa e que interpretada por uma cantora mulher. Como fazia parte das músicas que meu pai tinha em sua vasta coleção de fitas cassetes, cheguei a achar que esta música era do seu ano de nascimento, (1945), e naquele ano de 2006, com uma internet capenga, consegui catar algumas musiquinhas desta em meados dessa época (décadas de 30 e 40) e me apaixonar por elas!


     Nesse artigo rapidissíssimo (como diria nosso querido "Chavinho" do seriado Chaves) quero mostrá-las a vocês para que as conheçam. São lindas e interessantes: Quando as ouço, com aquela gravação pobrezinha e ricas letras, instrumentos e vozes, fico imaginando a luta que era para achar um estúdio de gravação, gravar os LP's (discos de vinil) e fazer sucesso. A coisa não era tão fácil como hoje em dia, mas o esforço valeu e agora temos lindas pérolas para apreciar.


     Ouça elas:



Charles Trenet, famosíssimo cantor francês e homossexual assumido, mostrou seu talento e seu jeito cômico na interpretação da divertida "Boum!" neste trecho do filme "La Route Enchantée", de 1938.


O cantor basco-espanhol Luis Mariano também aparece nessa lista com um de seus maiores sucessos "La Belle de Cadix", que foi composta por Francis Lopez, Paul Bonneau e Maurice Vandair lá no finalzinho de 1945. Mais tarde, em 1953, a opereta se tornaria um filme com o mesmo nome.
Este vídeo acima, é uma apresentação ao vivo em um programa de TV datada em 10 de março de 1966 em um cenário de praça de aldeia acompanhado pela orquestra de Raymond Lefevre e dançarinos fantasiados.



Essa musiquinha de tom muito antigo é de 1942 e foi composta por Paul Msraki. De acordo com o canal "lysgauty1" (onde o vídeo acima foi encontrado) a música foi gravada em um disco de 78 rpm na Suíça.



Mais uma vez nessa listinha musical de domingo aparece Charles Trenet, dessa vez com seu maior sucesso "La Mer" (O Mar). Uma linda canção super poética composta e interpretada pela voz marcante do cantor. De acordo com o site Wikipédia, Trenet escreveu a letra dessa canção em um trem em 1943 enquanto viajava pela costa mediterrânea francesa voltando de Paris para Narbona. Usando papel higiênico fornecido pela Rede Ferroviária Francesa, supostamente a composicão ficou pronta em 10 minutos.
A musiquinha foi gravada em 1946 e dali em diante teve mais de 400 versões em diversas línguas (uma das versões famosa e a que mais eu gosto e em inglês e se chama "Beyond The Sea", interpretada por Bobby Darin).



Esta música que quando começa mais parece um hino nacional, é de 1946 e de acordo com o site Discogs foi composta e interpretada pelo próprio cantor Georges Ulmer e grava pela Columbia na França.



Em 7 de outubro de 1965, Jacques Helian e sua orquestra tocam ao vivo "Fleur de Paris" e um programa de TV (informações do próprio canal do vídeo acima "Ina Chansons").
Esta canção, que muito parece aquelas entradas de desenho antigo tipo Pernalonga ou Picapau, na verdade, se trata de um hino da libertação de Paris e foi composta por Maurice Vandair e gravada em 1944.


     Ouvir umas musiquinhas boas nas tardes de domingo não faz mal nenhum e ainda música de qualidade... Que tal conhecê-las???

Até a próxima !!!


(Ah, e a musiquinha francesa que eu estava procurando era da Sylvie Vartan e se chama "Irresistiblement")
     
     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo