![]() |
Imagem de Pexels por Pixabay |
Nesse artigo rapidissíssimo (como diria nosso querido "Chavinho" do seriado Chaves) quero mostrá-las a vocês para que as conheçam. São lindas e interessantes: Quando as ouço, com aquela gravação pobrezinha e ricas letras, instrumentos e vozes, fico imaginando a luta que era para achar um estúdio de gravação, gravar os LP's (discos de vinil) e fazer sucesso. A coisa não era tão fácil como hoje em dia, mas o esforço valeu e agora temos lindas pérolas para apreciar.
Este vídeo acima, é uma apresentação ao vivo em um programa de TV datada em 10 de março de 1966 em um cenário de praça de aldeia acompanhado pela orquestra de Raymond Lefevre e dançarinos fantasiados.
Mais uma vez nessa listinha musical de domingo aparece Charles Trenet, dessa vez com seu maior sucesso "La Mer" (O Mar). Uma linda canção super poética composta e interpretada pela voz marcante do cantor. De acordo com o site Wikipédia, Trenet escreveu a letra dessa canção em um trem em 1943 enquanto viajava pela costa mediterrânea francesa voltando de Paris para Narbona. Usando papel higiênico fornecido pela Rede Ferroviária Francesa, supostamente a composicão ficou pronta em 10 minutos.
A musiquinha foi gravada em 1946 e dali em diante teve mais de 400 versões em diversas línguas (uma das versões famosa e a que mais eu gosto e em inglês e se chama "Beyond The Sea", interpretada por Bobby Darin).
Esta música que quando começa mais parece um hino nacional, é de 1946 e de acordo com o site Discogs foi composta e interpretada pelo próprio cantor Georges Ulmer e grava pela Columbia na França.
Em 7 de outubro de 1965, Jacques Helian e sua orquestra tocam ao vivo "Fleur de Paris" e um programa de TV (informações do próprio canal do vídeo acima "Ina Chansons").
Esta canção, que muito parece aquelas entradas de desenho antigo tipo Pernalonga ou Picapau, na verdade, se trata de um hino da libertação de Paris e foi composta por Maurice Vandair e gravada em 1944.
(Ah, e a musiquinha francesa que eu estava procurando era da Sylvie Vartan e se chama "Irresistiblement")