quinta-feira

As 4 Estações do Ano - Saiba as Datas de Início e Suas Utilidades

Photo by Chris Lawton on Unsplash


     Olá, caro leitor! Tudo bem?


     Todos os anos nós nos deparamos com as estações do ano. Chuva, sol, frio ou muita fartura de flores e frutos são alguns dos resultados dessas épocas.


     Você sabe bem sobre cada uma delas? Nesse artigo falarei rapidamente de cada uma e suas curiosidades.


     Vamos aprender???


Primavera 💮


Photo by Ales Me on Unsplash


     A primavera é conhecida como "a estação das flores", porque, de maneira comum, é nessa estação do ano que vemos mais flores desabrochando por aí.
     Suas principais características são: A temperatura amena, a mudança de paisagem, a maior incidência de chuva e uma alteração bastante interessante com as horas do dia: a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios Norte e Sul e com isso os dias e noites com durações iguais!
     No hemisfério sul, a estação recebe o nome de "primavera austral" e começa no dia 23 de setembro, quando ocorre um fenômeno chamado "equinócio", que é a inclinação no eixo da Terra que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano e e termina dia 22 de dezembro.
     Já no hemisfério norte, a primavera se inicia em 20 de março e termina em 21 de junho. Para este, o nome dado é "primavera boreal".
     Aqui no Brasil, o período é marcado pelo aumento gradativo de calor e incidência de chuvas. Também ocorre o fenômeno "El Niño", que intensifica as chuvas no Centro-Sul e as secas no Norte e Nordeste.
     A palavra "primavera" tem a sua origem: Ela vem do latim, "primo vere" que quer dizer "antes do verão".


Verão


Image by PublicDomainPictures from Pixabay

     O verão é conhecido por ser a estação mais quente do ano e é a razão da alegria de muita gente que curte sol e praia.
     No Brasil, que é chamado de "verão austral", ele se inicia após a primavera e antes do outono no dia 21 de dezembro, quando ocorre solstício de verão, que é quando a Terra está inclinado em direção ao Sol, recebendo maior quantidade de raios solares e vai até o dia 20 de março. Solstício está associado ao eixo de rotação da Terra, cuja posição é inclinada a 23,5° em relação ao seu próprio eixo.
     Já no hemisfério norte, o verão é conhecido como "verão boreal", que começa 21 de junho e vai até 23 de setembro.
     As principais características do verão são: As temperaturas mais altas e tempo quente, a ocorrência de chuvas rápidas e fortes e os dias mais longos com noites mais curtas, isso porque, simplesmente, uma parte do planeta Terra fica mais próxima do Sol.
     Também, durante a estação do verão, é usado, em alguns países, o (temido por muitos) horário de verão, que consiste em adiantam as horas de acordo com o fuso horário local. O horário de verão foi proposto em 1784, por Benjamin Franklin numa época em que não existia a luz elétrica para aproveitar mais a luz proveniente do sol, assim o horário de verão ajuda a economizar a energia elétrica porque evita a sobrecarga do consumo energético que tem o seu pico entre 18h e 21h. No Brasil, o horário de verão foi adotado na década de 30, porém, sua utilização efetiva, ocorreu a partir de 1985. Aqui o relógio é adiantado em 1 hora e em regiões do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
     A palavrinha "verão" também tem sua origem: Ela provém do latim "veranum tempus" que significa "tempo primaveril" ou "tempo da frutificação" que é o encerramento da primavera.
     Pelo mundo afora, o verão é o período de férias de muita gente e o momento em que as praias ficam lotadas!


Outono 🍎


Photo by Aaron Burden on Unsplash

     O outono é a conhecida "estação das frutas" ou "período de colheitas", porque é o momento em que se inicia a queda de folhas e frutos por conta da estratégia de sobrevivência das plantas para polpar energia e se proteger do inverno que se aproxima. Ele representa a transição entre o verão e o inverno. Nesse período, a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios Norte e Sul. Essa situação resulta em dias e noites com durações iguais.
     As principais características do outono são: Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação as noites, as temperaturas mais amenas, as quedas de folhas e frutos em algumas espécies de árvores, as mudanças bruscas de temperatura, a queda da umidade relativa do ar, a diminuição dos períodos de chuva e o aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.
     Aqui no Brasil, ocorrem as mudanças de temperatura e na umidade relativa do ar. Isso faz também com que o outono não seja sentido em todas as regiões do país. Curiosamente, em regiões serranas e no Sul do Brasil as temperaturas caem de modo acentuado, podendo até nevar.
     No Hemisfério Sul, onde é conhecido como "outono austral", ele começa dia 20 ou 21 de março e vai até o dia 22 de junho e no Hemisfério Norte, onde recebe o nome de "outono boreal", ele começa do dia 22 ou 23 de setembro e vai até 21 ou 22 de dezembro.
     A palavra Outono vem de origem em latim "autümnus" ou "autümum" que quer dizer "época propícia para as colheitas".


Inverno


Photo by Teddy Kelley on Unsplash

     E por fim, o inverno: A estação mais fria do ano que se inicia ao fim do outono e termina com o início da primavera. É nesse momento que uma parte da Terra é menos iluminada pelos raios solares, dando origem a dias mais curtos e noites mais longas.
     No Hemisfério Sul, o inverno é chamado de "inverno austral" e começa no dia 21 de junho terminando dia 23 de setembro. No Hemisfério Norte, é chamado de "inverno boreal". Começa dia 22 de dezembro e termina dia 20 de março.
     As principais características do inverno são: O frio intenso, o tempo gélido, o céu cinzento, a geada, a neve, o ventos fortes, os dias mais curtos e noites mais longas e a hibernação (que é uma característica de alguns animais que dormem um longo período de tempo durante o inverno).
     A parte ruim do inverno é o aumento das doenças respiratórias até de infecções! Isso acontece porque o inverno é marcado pelo tempo seco, clima frio e baixa umidade do ar, favorecendo a presença de bactérias e vírus.
     No Brasil, o inverno se caracteriza pelo frio, cuja intensidade no Brasil é mais sentida na Região Sul onde pode nevar e as temperaturas ficarem negativas. Na Região Norte ocorrem chuvas porque está localizada numa zona de convergência intertropical, com muitos rios e vegetação densa e a temperatura abaixa, mas não o suficiente para impedir a evaporação da água e a formação de nuvens. Em outras regiões, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização, em relação a linha do Equador. 
     Curiosamente, a palavra inverno tem origem no latim "hibernu", que significa "tempo hibernal" e em 1996, o estado de Santa Catarina registrou a temperatura de - 16 °C!


* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui! (Brasil Escola)


Todas as informações deste texto foram retiradas dos sites Toda Matéria, InfoEscola



     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo