terça-feira

Sobre Jornada nas Estrelas: A Série Clássica e a Nova Geração - Uma Pequena Homenagem ❤

jornada, estrelas, serie
Imagem: HypeScience

     Olá, caro leitor! Tudo bem???

     Uma das séries de maior sucesso no mundo inteiro, sem dúvida, é Jornada nas Estrelas. Hoje, no Viver, Aprender, Falar, vamos conhecer um pouco sobre a saga deste seriado que faz milhões de fãs no mundo de geração a geração.

     Vamos nessa???

Star Trek no Geral...


Imagem: Trek Brasilis

       Star Trek ou Jornada nas Estrelas foi criado por Gene Roddenberry em meados da década de 60. Inspirado em "As Viagens de Gulliver" e "Wagon Train", Roddenberry desejava fazer algo como um "faroeste no espaço" e parte dessa inspiração acabou dando origem a uma das séries de maior sucesso e impacto cultural no mundo.
     As intenções de Roddenberry para com o enredo do seriado eram extremamente ótimas e um tanto interessantes: Os personagens eram altruístas e discutiam vários tipos de assuntos ao longo da série como guerra, paz, lealdade, autoritarismo, imperialismo, economia, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Roddenberry, com sua genialidade e criatividade, desejava mostrar o que a humanidade poderia se transformar
se eles tivessem aprendido com as lições do passado se terminassem com a violência. Curiosamente, a Federação Unida dos Planetas não passava de uma Nações Unidas na visão imaginária de um mundo perfeito de Roddenberry.
     Para que a série fosse ao ar nas televisões norte-americanas foi uma luta e tanto: Roddenberry girou várias produções de seriados de seu país até achar uma que aceitasse seu trabalho sem "preconceitos" como a Desilu Productions, que chegou a não aceitar o primeiro piloto do seriado, (nomeado The Cage), mas ao pedir o segundo piloto (coisa que não costumavam a fazer), Where No Man Has Gone Before, acabaram por aceitar.
     Contudo, um tempo depois de conseguir realizar este feito, o sonho de Roddenberry de mandar mensagens bonitas ao seu público com Star Trek estava por um fio: Na segunda temporada da série, houve uma ameaça de cancelamento. Porém, o líder dos fãs de Star Trek, Bjo Trimble, fez uma campanha de cartas pedindo para que a NBC mantivesse o seriado no ar e assim ganharam a causa, mas com uma condição: O seriado passaria a mudar de dia de exibição para sexta-feira. Roddenberry não gostou dessa mudança e tentou protestar deixando de participar um pouco de sua série, e assim a NBC colocou alguém em seu lugar: Fred Freiberger.
     Na terceira temporada, uma nova ameaça de cancelamento da série foi dada, o que dessa vez deu um final infeliz: Bjo bem que protestou com seu grupo de fãs usando a tática das cartas, mas a NBC "ganhou a causa" encerrando a série de vez deixando o primeiro projeto de Roddenberry para Star Trek com apenas três temporadas. O departamento de publicidade da emissora chegou a informar que o seriado foi cancelado de uma forma muito prematura.
     E a "nuvenzinha da má sorte" parecia não abandonar Roddenberry: Assim que a série foi cancelada, a Paramount esperava recuperar todas as suas perdas financeiras por causa do seriado e então decidiu vender os direitos do programa para sindicação. As reprises do seriado começaram em 1969 e até aí a Paramount já tinha vendido 150 para mercados americanos e mais 60 para os internacionais. Mesmo com esse triste fim da série, uma coisa boa começou a surgir: Com as reprises, o aumento no números de fãs foi incrível e surgiram rumores que uma nova franquia iria ser reiniciada.
     Roddenberry se sentiu motivado com o sucesso da série após seu fim e começou um projeto para um desenho animado inspirado em Star Trek com o nome de "Star Trek: The Animated Series". A série foi produzida pela Filmation em associação com a Paramount e teve duas temporadas que foram ao ar nas manhãs de sábado de 1973 a 1974 na NBC, tendo 22 episódios de meia hora. Com o sucesso deste seriado animado, Roddenberry teve a ideia de fazer um outro projeto, dessa vez um reinício para o seriado Star Trek com o nome de "Star Trek: Phase II", mas que não deu tão certo assim: A versão em seriado não foi feita, mas o piloto de "Star Trek: Phase II" acabou dando origem ao primeiríssimo filme da franquia: "Star Trek: The Motion Picture". O filme foi um sucesso: Arrecadou US$ 139 milhões na bilheteria! O suficiente para dar início as sequências dos outros filmes da série: No total, seis filmes de Star Trek (TOS) foram produzidos entre 1979 e 1991. E com o sucesso dos filmes de Star Trek nos cinemas, a franquia retornou a televisão com o seriado "Star Trek: The Next Generation", em 1987.
     Ao longo do tempo, gerariam muitos projetos dentro de 18 anos como "Star Trek: Deep Space Nine", que foi lançada em 1993, graças ao sucesso de audiência de "Star Trek: The Next Generation", ou, alguns meses após o final de TNG, a quarta série de televisão "Star Trek: Voyager", que foi ao ar pela UPN, se tornando a primeira série de Star Trek a ir ao ar por uma grande emissora desde a série original e "Star Trek: Enterprise", cujo o enredo se passava antes da série original, mas que não teve tanto sucesso e logo foi cancelada depois que a Paramount renovou o contrato e a colocou para o horário da morte (nas sextas-feiras) mesmo depois de fãs criarem campanhas como aquelas das cartas que chegaram a salvar a série original de Star Trek.
     Com o fracasso de bilheteria de "Star Trek Nemesis" (2002) levou-se a acreditar que a franquia estava terminada, mas em 2007, a Paramount contratou um novo time criativo para reiniciar a franquia: Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman e o produtor J. J. Abrams. Eles tiveram a liberdade total para reinventar Star Trek curiosamente não focando nos fãs da série e o décimo primeiro filme, Star Trek, foi lançado em maio de 2009 trazendo sucesso de críticas e bilheteria, se tornando o filme da franquia mais rentável da história e ganhando o primeiro Oscar da série de Melhor Maquiagem.
     No total foram 716 episódios produzidos em 30 temporadas de televisão para mais de 530 horas de entretenimento. Jornada nas Estrelas também deu origem a produtos como livros, quadrinhos, jogos e bonequinhos.
     O criador Roddenberry faleceu em 24 de outubro de 1991.


As Principais... 

Star Trek TOS(The Original Serie)
Imagem: Nerd Infinite

     Conhecida popularmente como Star Trek ou pelo nome extenso "Star Trek TOS (The Original Series)" para se diferenciar de suas sequências e da franquia como um todo, esta foi a primeira série lançada de toda a franquia Jornada nas Estrelas por Gene Roddenberry.
     A tripulação principal (como mostrada na foto acima) contava com atores que mais tarde ficariam bem famosos graças a série como William Shatner (Kirk) e Leonard Nimoy (Spock). A série foi lançada dia 8 de setembro de 1966 terminando seu ciclo em 3 de junho de 1969 quando foi cancelada. Após várias vezes colocada em reprise, a série recebeu inúmeros fãs e anos depois foi reconhecido que as técnicas de medição demográficas mostraram que a série era popular para uma audiência altamente lucrativa.


Star Trek: The Next Generation
Imagem: Nerd Infinite

     Star Trek: The Next Generation ou TNG, se passa aproximadamente um século após a série original. Ela apresenta uma nova nave estelar (a USS Enterprise-D) e sua tripulação formada pelo Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), Comandante William T. Riker (Jonathan Frakes), Tenente-Comandante Data (Brent Spinner), o Engenheiro Geordi La Forge (LeVar Burton), o Tenente-Comandante Klingon Worf (Michael Dorn), a Tenente Tasha Yar (Denise Crosby), a Doutora Bervely Crusher, Conselheira Deanna Troi (Marina Sirtis) e o Piloto Wesley Crusher (Will Wheaton).
     A série estreou em 28 de setembro de 1987 e teve sete temporadas, terminando em 23 de maio de 1994. Teve os maiores índices de audiência de qualquer série de Star Trek. Foi indicada ao Primetime Emmy Award de Melhor Série Dramática em sua última temporada.


Atores & Personagens


Da Série Clássica...
Imagem: IMDB
William Shatner
(Capitão Kirk)

Imagem: The Daily Beats
Leonard Nimoy
(Spock)

Imagem: Signed.Space
DeForest Kelley
(Dr. McCoy)

Imagem: Wikipedia
James Doohan
(Scotty)

Imagem: Zimbio
Walter Koenig
(Checov)

Imagem: Time
George Takei
(Sulu)


Imagem: Los Angeles Time
Nichelle Nichols
(Uhura)





Da Nova Geração...
Imagem: Time
Patrick Stewart
(Capitão Picard

Imagem: Youtube
Jonathan Frakes
(William Riker)
Imagem: Wikimedia Commons
Brent Spiner
(Data)

Imagem: Wikipedia
Michael Dorn
(Worf)

Imagem: Vulture
LeVar Burton
(Geordi La Forge)

Imagem: Celebmafia
Gates McFaden
(Dra. Beverly Crusher)

Imagem: Trip Savvy
Marina Sirtis
(Troi)

Imagem: IMDB
Denise Crosby
(Tasha)

Imagem: Heightline
Wil Wheaton
(Wesley Crusher)



Os Filmes dos Seriados



Da Série Clássica...

Imagem: Den Of Geek!
Jornada Nas Estrelas: O Filme
Star Trek: The Motion Picture
Direção: Robert Wise
Lançamento: 7 de dezembro de 1979
Ver trailer

     Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação.

Curiosidades: A saudosa atriz Persis Khambatta (1948-1998) raspou sua cabeça só para interpretar sua personagem no filme.

Imagem: IMDB
Jornada Nas Estrelas: A Ira de Khan
Star Trek II: The Wrath of Khan
Direção: Nicholas Meyer
Lançamento: 4 de junho de 1982
Ver trailer

     No século XXIII, o almirante James T. Kirk (William Shatner) enfrenta uma crise de meia-idade enquanto se ocupa de treinar cadetes em simuladores. Paralelamente uma respeitada cientista, Carol Marcus (Bibi Besch), ex-namorada de Kirk, está envolvida no Projeto Gênese, que pode dar vida a planetas sem nenhuma forma de vida e também ser uma arma terrível em mãos erradas, pois se usada onde já havia vida todas as formas de vida serão extintas, dando lugar a uma "nova matriz". O capitão da Reliant, Terrell (Paul Winfield), e Chekov (Walter Koenig) sondam um planeta pensando que é Ceti Alfa 6, para ver se este é ideal para o projeto. Chekov percebe que algo está errado e avisa Terrell, mas logo os dois são feitos prisioneiros de Khan (Ricardo Montalban), que é inimigo de Kirk há 200 anos. Eles estão mesmo é em Ceti Alfa 5 e Khan mostra aos seus prisioneiros a única forma de vida que restou no planeta. Ao pegar dois filhotes, avisa para Terrell e Chekov que colocará cada um deles nos seus ouvidos, pois os filhotes vão se alojar no córtice cerebral e, como resultado, a vítima fica extremamente suscetível a sugestão e, posteriormente, a loucura e a morte. Enquanto isso, na Enterprise, Kirk parte em uma viagem de treinamento com os novos cadetes, mas a Dra. Marcus está sob tensão, pois do Reliant Chekov entrou em contato com ela dizendo que retornará em três dias (e não em três meses). Além disto Chekov diz que deixou Ceti Alfa 6 e que quando chegar em Regula Um, onde está Carol, todo o material do Gênesis deverá ser dado para a Reliant, para ser testado em Ceti Alfa 6. Ela considera isto tudo irregular, mas Chekov afirma que recebeu novas ordens do comandante Kirk. Carol tenta falar com Kirk, mas a transmissão sofre interferência e ela não tem como negar a veracidade da ordem. Entretanto, Kirk sente que algo errado está acontecendo e, como é a única nave do quadrante, terá de apurar o que está havendo, mesmo que parte da sua tripulação seja de novatos. Assim se vê obrigado a reassumir a Enterprise, sendo que Khan por sua vez fará tudo para conseguir o Gênese, pois nas suas mãos se tornará algo terrível para qualquer um que o desafie.

Curiosidades: Nesse filme teve a participação de atores fantásticos como o saudoso ator mexicano Ricardo Montalbán (1920-2009), cuja a carreira se encontra no seriado "A Ilha da Fantasia" (Fantasy Island) e Kirstie Alley, a famosa atriz do filme "Olha Quem Está Falando" (Look Who's Talking Now) de 1989.

Imagem: DHgate.com
Jornada Nas Estrelas: À Procura de Spock
Star Trek III: The Search for Spock
Direção: Leonard Nimoy
Lançamento: 1 de junho de 1984
Ver trailer

     Apesar do comandante James T. Kirk (William Shatner) ter derrotado Khan e Gênesis ter sido criado, estas vitórias tem um sabor amargo, pois Spock (Leonard Nimoy) está morto. Seu corpo foi colocado em uma cápsula, que foi parar em Gênesis. Além disto Leonard McCoy (DeForest Kelley), o médico da Enterprise, está se comportando de forma muito estranha. Repentinamente chega Sarek (Mark Lenard), o pai de Spock, que se mostra muito irritado com Kirk, pois não entende por qual razão ele mandou Spock para Gênesis, lhe negando um futuro. Kirk argumenta que não viu futuro algum, mas Sarek retruca dizendo que só o corpo de Spock estava morrendo e Kirk foi o último a vê-lo. Sarek acredita que Spock pediu para Kirk para ser mandado para o seu planeta natal, Vulcano. Sarek crê que Spock deu para Kirk o seu Katra, o seu espírito. Kirk afirma que Spock não fez nenhum pedido nos seus últimos momentos e Sarek por sua vez fala que Spock não teria feito isto abertamente, então Sarek pede se unir à mente de Kirk, para ler seus pensamentos. Para surpresa de Sarek, Spock não tinha unido sua mente com a de Kirk, pois os vulcanos fazem isto quando o fim do corpo está próximo. Sarek então pede desculpas e Kirk diz que estavam separados e não podiam se tocar. Sarek então fala que tudo que Spock sabia foi perdido, mas então Kirk admite a hipótese de Spock ter feito contato com outra pessoa e, examinando gravações da Enterprise, descobre que Spock uniu sua mente à de McCoy. Sarek então diz, que um está vivo e outro não, mas ambos sofrem. Para remediar esta situação, Kirk deve levar Spock e McCoy ao Monte Seleya em Vulcano, pois somente lá ambos encontrarão a paz. Fica necessário agora achar o corpo de Spock, para que carne e alma sejam reunidos em Vulcano. Kirk tenta primeiramente recuperar o comando da Enterprise, que é considerada uma nave obsoleta, pois pretende ir até Gênesis, onde está o corpo de Spock. Porém o alto comando veta a idéia, então Kirk finge se conformar mas na verdade planeja roubar a Enterprise, juntamente com a tripulação da nave, pois o importante é concretizar a missão, sem se importar com as conseqüências.

Curiosidade: Foi o primeiro filme de Jornada Nas Estrelas a ser dirigido por um de seus atores (Leonard Nimoy, 1931-2015).

Imagem: The Loft Cinema
Jornada Nas Estrelas: A Volta Para Casa
Star Trek IV: The Voyage Home
Direção: Leonard Nimoy
Lançamento: 26 de novembro de 1986
Ver trailer

     Após Spock (Leonard Nimoy) ter sido resgatado, o almirante James T. Kirk (William Shatner) e sua tripulação decidem voltar à Terra, para enfrentar as acusações por participarem de uma missão não-autorizada e roubarem a U.S.S. Enterprise. Porém, repentinamente os acontecimentos tomam um outro curso, pois a Terra, no século XXIII, recebe uma estranha "visita" quando uma sonda espacial aparece e emana sons estranhos para a planeta, aparentemente esperando por uma resposta. Com o passar do tempo, a sonda começa a causar grandes tempestades, ameaçando a destruição da Terra, pois está ionizando a atmosfera e as fontes de energia entraram em colapso. Além disto as naves em órbita estão inoperantes e a sonda está vaporizando os oceanos. Kirk e sua tripulação são avisados que a humanidade perecerá se não for achado um meio de responder a sonda. Spock então conclui que o som é o canto das baleias-jubartes, em uma tentativa de se comunicar com estes cetáceos. Porém, como elas foram extintas no século XXI, nunca haverá resposta e a Terra está com os dias contados. Assim só resta uma saída para Kirk e sua tripulação resolverem este gravíssimo problema: voltar no tempo até o século XX, pegar um casal de baleias-jubartes e levá-las até o século XXIII, onde eles poderão responder à sonda e assim salvar o planeta.

Curiosidade: Foi o filme da série clássica de Jornada Nas Estrelas mais engraçado de todos os tempos (e com intenção). O ator Leonard Nimoy, que dirigiu o filme, chegou a ir ao cinema para testar se o público que assistia ria nas cenas certas.

Imagem: IMDB
Jornada Nas Estrelas: A Última Fronteira
Star Trek V: The Final Frontier
Direção: William Shatner
Lançamento: 9 de junho de 1989
Ver trailer

     A tripulação da Enterprise ganha uma licença, enquanto sua nave está em reparos. De repente, ela é convocada para resgatar três reféns no planeta Nimbus III. Lá chegando, a Enterprise é seqüestrada pelo grupo revoltoso comandado pelo meio-irmão de Spock, que quer a nave para atravessar a Grande Barreira, onde acredita encontrar todas as respostas sobre as origens do Universo.

Curiosidades: Este filme foi o menos aceito pelo público, portanto, considerado o pior dentre todos os filmes da série clássica de Jornada Nas Estrelas. Foi o único dirigido por William Shatner.


Imagem: IMDB
Jornada Nas Estrelas: A Terra Desconhecida
Star Trek VI: The Undiscovered Country
Direção: Nicholas Meyer
Lançamento: 6 de dezembro de 1991
Ver trailer

     Após a explosão da lua Praxis os klingons são obrigados a propor um acordo de paz, para garantir a sobrevivência de sua espécie. A tripulação da Enterprise é convocada a escoltar a missão diplomática klingoniana até o local a reunião, mas a nave klingon é atacada e o seu chanceler acaba sendo morto. E tudo indica que o ataque partiu justamente da Enterprise.

Curiosidades: É o último filme da série Star Trek protagonizado pela tripulação original da série; Gene Roddenberry, criador da série de TV Star Trek, morreu apenas 48 horas após assistir Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida pela primeira vez.

por um preço super especial!


Da Nova Geração...

Imagem: Strangers and Aliens
Jornada Nas Estrelas: Generations
Star Trek Generations
David Carson
18 de novembro de 1994
Ver trailer

     Século XXIII. Com uma viagem inaugural de gala, a 3ª Enterprise (NCC-1701-B) se torna a melhor nave espacial da Federação, que agora tem John Harriman (Alan Ruck) como capitão. Para este evento lendas vivas como o capitão James T. Kirk (William Shatner) e dois dos seus colaboradores, Montgomery Scott (James Doohan) e Pavel Chekov (Walter Koenig), são convidados para o evento. Mas isto se torna uma tragédia, pois a Enterprise, que não estava com todos os recursos instalados, é forçada a resgatar duas pequenas espaçonaves que estavam presas em um misterioso cinturão de energia. Ela salva vários passageiros de uma das naves, mas sofre avarias e uma perda irreparável: Kirk, que ajudava no resgate bem onde a Enterprise foi atingida. Após 78 anos, o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), da Enterprise-D, viverá uma espantosa aventura, pois para combater um cientista renegado, Tolian Soran (Malcolm McDowell), precisará da ajuda de Kirk.

Curiosidades: Este é o único filme da série Jornada nas Estrelas em que William Shatner aparece separado de Leonard Nimoy; Inicialmente DeForest Keley teria uma participação no filme, como o dr. Leonard McCoy, mas devido à sua saúde debilitada não foi possível conseguir o seguro obrigatório para que ele rodasse as cenas. Suas falas foram então transferidas para o personagem Pavel Chekov; O cavalo que William Shatner monta era dele próprio, assim como a casa e a fazenda mostradas nesta sequência.

Imagem: IMDB
Jornada Nas Estrelas: Primeiro Contato
Star Trek: First Contact
Jonathan Frakes
22 de novembro de 1996
Ver trailer

     Século XXIV. A Federação está sendo atacada pelos Borgs, uma raça cibernética que faz um processo de "assimilação" em seus prisioneiros para transformá-los em um deles. Como o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) tinha sido um prisioneiro dos Borgs, lhe é ordenado que não participe da batalha. Porém Picard não pôde resistir e ordena que sua Enterprise-E nova em folha participe do combate, o qual vence de forma incontestável. A Enterprise segue a única nave Borg que sobrou através de um túnel do tempo, que vai parar em meados do século XXI. É nesta época que os Borgs tentam conquistar a Terra, tendo como alvo o trabalho do inventor da velocidade dobra (mais rápida que a luz) Zefram Cochrane (James Cromwell), que tornou as viagens interplanetárias possíveis. Assim a tripulação da Enterprise tenta evitar que os Borgs interrompam o trabalho de Cochrane e sua assistente Lily (Alfre Woodard). Resumindo, os Borgs querem intervir no passado e assim afetar o futuro, acreditando que desta maneira podem impedir que os humanos façam o primeiro contato com uma civilização muito evoluída.

Curiosidades: Jonathan Frakes se estreia como diretor nesse filme; Tom Hanks esteve cotado para interpretar o personagem Zefram Cochrane, mas na época estava ocupado com as filmagens de The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996); Vários dos atores que interpretaram os Borgs perderam peso durante as filmagens, devido à maquiagem pesada que usavam e também ao calor que fazia em Los Angeles na época.

Imagem: IMDB
Jornada Nas Estrelas: Insurreição
Star Trek: Insurrection
Jonathan Frakes
11 de dezembro de 1998
Ver trailer

     Durante uma missão no pacífico planeta Ba'ku, Data (Brent Spiner) descobre algo que pode ameaçar esta civilização. Apesar da Primeira Diretiva da Federação ser clara ao dizer que nenhuma missão da Starfleet pode interferir em outras culturas, o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) recebe ordem do almirante Matthew Dougherty (Anthony Zerbe) de não interferir no plano, que pretende remover à força os sescentos habitantes de Ba'ku, pois lá existe uma radiação regenerativa que mantêm todos jovens. O argumento que Dougherty dá para Picard é que esta mesma radiação vai beneficiar bilhões de pessoas, e não apenas algumas poucas centenas. Ele também alega que a Primeira Diretiva não se aplica neste caso em especial, pelo fato dos habitantes de Ba'ku serem de outra planeta. Mas estes argumentos não convencem Picard, que sabe que ao desobedecer uma ordem superior colocará em risco sua vida e sua carreira, mas, apoiado por sua tripulação, decide comandar uma revolta para preservar aquele paraíso.

Curiosidades: Foi o segundo filme de Jornada Nas Estrelas em que Jonathan Frakes dirige; Spiner tinha pedido para que seu personagem fosse morto neste filme porque achava que estava ficando velho demais para o papel. Sua cópia do roteiro veio com uma nota da equipe de produção, dizendo: “Desculpe, matá-lo mais tarde”; Gene Hackman, Sally Field e Arnold Schwarzenegger foram convidados para participarem do filme, mas recusaram.

Jornada Nas Estrelas: Nêmesis
Star Trek Nemesis
Stuart Baird
13 de dezembro de 2002
Ver trailer

     O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e a tripulação da Enterprise são enviados em uma missão diplomática de paz rumo ao planeta Romulus. Lá eles precisam deter uma rebelião liderada por Shinzou (Tom Hardy), que ameaça destruir a Terra, bem como enfrentar uma perigosa réplica do próprio capitão Picard.

Curiosidades: Os atores Jude Law e Sean Connery chegaram a estar cotados para interpretar o personagem Shinzou; Jonathan Frakes e Leonard Nimoy estiveram cotados para dirigir Nêmesis; O diretor Bryan Singer e a atriz Whoopi Goldberg fizeram pequenas pontas em Nêmesis; Os 4 anos entre os lançamentos de Jornada nas Estrelas - Insurreição e Nêmesis foi o maior intervalo de tempo existente entre filmes da série até então.

por um preço super especial!


Temas Musicais


     Uma das coisas que mais marcaram a saga de Jornada nas Estrelas foi o tema musical. Ambas as franquias possuem entradas que ficam gravadas em nossa memória.

     A da Série Clássica, por exemplo, possui duas versões de entrada: Uma apenas instrumental e outras com vozes tipo ópera ao fundo.

     Veja os dois vídeos e relembre:

Primeira versão:



Segunda versão:





     O da Nova Geração tem um tom emocionante e, claro, mais moderninho. Esta, de acordo com minhas pesquisas, teve três versões também (mas com pouca coisa de diferença) e hoje em dia é ainda usado em alguns casamentos.

     Relembre:

Primeira versão (Da 1º e 2º Temporada):



Segunda versão (Da 3º e 4º Temporada):



Terceira versão (Da 5º Temporada em diante):




Curiosidades...

Imagem: Wikipédia

  • ➤ O nome da série original era somente Star Trek. Quando foi inventada a série The Next Generation, que daria continuidade a série, mas com uma nova formação, a serie original recebeu o nome extenso de Star Trek The Original Series;
  • ➤ A expressão "Jornada nas Estrelas" também pertence ao voleibol: Saque de voleibol criado pelo jogador brasileiro Bernard Rajzman na década de 1980;
  • ➤ O nome original do seriado é Star Trek (EUA), porém recebeu outros nomes dependendo da localidade como Jornada nas Estrelas (Brasil) e O Caminho das Estrelas (Portugal);
  • ➤ O primeiríssimo nome de Jornada nas Estrelas foi "Vagão de Trem Para as Estrelas";
  • Star Trek: The Next Generation foi transmitido originalmente por sindicação ao invés de uma grande emissora;
  • ➤ O nome do meio do Capitão James T. Kirk é Tiberius;
  • ➤ Os atores William Shatner e Leonard Nimoy, que interpretavam o Capitão Kirk e Spock respectivamente, eram muito amigos na vida real; 
  • ➤ Por mais que teve seus altos e baixos, a franquia Star Trek é uma indústria multibilionária, propriedade da CBS;
  • ➤ Gene Roddenberry vendeu Star Trek para a NBC como um drama de aventura que se passava no espaço;
  • ➤ A fala de abertura, "Audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve", foi tirada quase integralmente de um folheto da Casa Branca, produzido após o lançamento da sonda Sputnik 1, em 1957;
  • ➤ Alguns fãs cunharam o termo "Trekkie" para descrever eles mesmos, porém, outros preferem "Trekker";
  • ➤ A franquia antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o Tablet PC, o PDA e os celulares;
  • ➤ Em 1976, após uma campanha de cartas, a NASA nomeou seu ônibus espacial protótipo de Enterprise;
  • ➤ A sequência de créditos iniciais de Star Trek: Enterprise iria incluir cenas do ônibus espacial;
  • ➤ Uma de suas maiores e mais significantes contribuições para a história da televisão foi seu elenco multirracial e multicultural: Na ponte da Enterprise havia um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um primeiro oficial alienígena.


Concluindo

     Como todo bom projeto, foi um começo difícil, mas que atualmente demonstra que o esforço valeu a pena e hoje a série é cultuada como uma das coisas mais perfeitas de geração a geração.


Imagem: Wikipédia
Vida longa e próspera a todos!


* Todas as informações foram retiradas do site Wikipédia, Trek Brasilis e Adoro Cinema.


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo