Chuvas Castigam a Cidade de São Paulo... - Uma Reflexão Sobre Quem é o Vilão da História

Photo by JanFillem on Unsplash

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Sempre quando a gente liga a TV, em dias de chuva, noticia sobre a destruição que fortes tempestades deixam em SP (São Paulo). E é impressionante como os jornalistas culpam as chuvas pelos estragos feitos...

     No artigo de hoje vou falar o que verdadeiramente causa toda essa destruição e como evitá-la.
 
     A chuva é um fenômeno climático que, de acordo com o site Sua Pesquisa, ocorre quando a água evapora ao ser aquecida pelo sol ou por outro processo de aquecimento. Este vapor se mistura com o ar que é mais leve e começa a subir. Assim, começam a se formar nuvens carregadas de vapor de água e quanto mais escura, mais carregadas de vapor de água estas nuvens ficam e aí ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar mais frias, o vapor de água condensa e transforma-se em água em estado líquido. Como fica muito pesada, a nuvem não consegue se sustentar no ar e esta água líquida cai formando assim a tal da chuva.


Imagem de O12 por Pixabay

     Este lindo fenômeno da natureza é o que nos proporciona a água para podermos viver. Sem a água não poderíamos matar a nossa sede, tomar nosso banho, fazer a nossa comida e enfim, tudo de maravilhoso que a água nos proporciona.

     A chuva também nos ajuda, naturalmente, a lavar nossas ruas e calçadas, a encher nossos reservatório de água, a limpar o ar que respiramos e a molhar plantas grandes como as árvores que ajudam a purificar o ar.

     "... Mas o que a chuva tem de tão ruim para estragar nosso planeta?..."
     Resposta: Nada!

     Acontece que nós mesmos, humanos habitantes do nosso querido planeta Terra, é quem estamos estragando a nossa própria moradia e ainda por cima culpando a natureza que só vem para nos ajudar. Nós humanos somos quem joga lixo nas ruas (do papelzinho de bala a um sofá enorme abandonado nas calçadas) pensando que "nada" vai acontecer. Porém o "nada" acontece e chamamos este fenômeno de "enchentes", "inundação" e "alagamentos". E daí acreditamos que Deus, o mundo e a chuva estão nos castigando... O que não é verdade!

Imagem de Ryan McGuire por Pixabay 

     Se todos nós conscientizarmos a não jogarmos mais lixo no chão e a descartar grandes materiais como os sofás em locais adequados, a devastação causadas em dias de chuva diminuiria e muito bem. Fora a higiene que nossas cidades precisam e a organização.

     Mas não basta apenas um, dois ou três moradores fazerem isso: Tem que ser todo mundo! Por isso evite de jogar lixo na rua pensando que "nada" vai acontecer e conscientize seus amigos e familiares a fazer o mesmo e cuidar da natureza que existe para nosso bem.


O planeta é nosso!
Lembre-se sempre disso!

Imagem de WikiImages por Pixabay

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!

Você também vai gostar de ler também...

0 comments.

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.