domingo

Exposição TV Cultura 50 Anos - #ExpoTVCultura - #EuFui - Postagens de Domingo



A frente da exposição
(Arquivo Pessoal)

     Olá, caro leitor! Tudo bem???

     Hoje o artigo vai ser mega especial! É sobre um daqueles passeios que eu faço a essas maravilhosas exposições por São Paulo... E dessa vez vou falar sobre a exposição da querida emissora de televisão "TV Cultura", que marcou tanto a nossa infância e seus 50 anos de vida no ar...

     Esse artigo vai ser bem pessoal! Vou descrever nele a fascinação que eu tive em visitar esta exposição, fotos, vídeos e alguns comentários do tanto que a programação (principalmente da década de 90) me marcaram!

     Venham comigo viajar nessa apaixonante lembrança....

Castelo Rá-Tim-Bum


(Arquivo Pessoal)
     Mesmo com uma exposição que teve anteriormente só falando sobre o assunto, a exposição dos 50 anos da TV Cultura não podia deixar de homenagear este grande marco da história da programação infantil da TV brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum. Criado no começo dos anos 90 por Flávio de Souza e Cao Hamburger, a exposição contou com árvore e a cobra Celeste, o porteiro, a porta do quarto do Nino (com direito ao banquinho e aos enfeites de soldados), uma televisãozinha que mostrava a abertura do programa e fotos para tudo quanto é lado. Também lá tinha a roupa original usada como pijama do personagem Nino... Muito bom!


Cocoricó


(Arquivo Pessoal)
     Cocoricó foi um programa também revolucionário da TV brasileira para as crianças e não podia faltar nessa linda homenagem feita a TV Cultura! Na exposição tinham os personagens como as galinhas Lilica, Lola e Zazá, o cavalo Alípio, Júlio entre outros. Podíamos apertar um botão próximo de cada personagem para ouvir um bordão deles... Demais, mesmo!


Contos de Fadas e As Aventuras de Babar


(Arquivo Pessoal)
     Essas duas coisas me marcaram muito, principalmente os Contos de Fadas que amo de paixão até hoje (possuo a coleção em DVD!) e as aventuras de Babar. Cada um se apresentava em uma televisãozinha que mostrava um trecho do programa. Lá tinha mais desenhos e talz, mas só fotografei mesmo os que marcaram minha infância e compartilho hoje isso com vocês.


Jornalismos da TV Cultura


(Arquivo Pessoal)

     A TV Cultura também, claro, tinha uma programação adulta na parte de jornalismos e entrevistas como a famosa "Roda Viva" que já recebeu figuras importantes e polêmicas. Nessa exposição tinha a réplica do cenário do programa e fotos de alguns dos participantes.


(Arquivo Pessoal)

     Continuando com a parte de jornalismo, tinha também a foto da capa do Repórter Eco e o famosinho Jornal da Cultura que já consagrou milhares de nomes famosos de jornalistas aqui no Brasil como a linda negra Maju Coutinho, Salete Lemos e Hermano Henning.



Mundo da Lua


(Arquivo Pessoal)

     Um dos seriados que mais marcaram a TV Cultura foi sem dúvida "O Mundo da Lua" que teve dezenas de participações especiais (entre nomes famosos como Caio Blat e Antonio Fagundes). Lá na exposição tinha a réplica do quarto do personagem Lucas e fotos que ficavam espalhadas pelo cenário do programa (não sei se são as originais, mas pareciam muito!).



Musicais da TV Cultura


(Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

     Claro que não podiam faltar os musicais da TV Cultura! Lá tinha fotos de programas antigos como "Festa Baile" e uma parede com a capa clássica do programa "Ensaio" (fiz questão de tirar uma foto com ela).




Programas Diversos da TV Cultura


(Arquivo Pessoal)

     Por lá tinha umas apresentações de programas que não entendi qual era, mas quando vi que era a Rita Lee e os Mutantes já logo me interessei em assistir e gravar (logo abaixo deixarei o vídeo na íntegra, é só um trechinho). O apresentador Serginho Groissman, curiosamente, também foi da TV Cultura um dia e hoje ele está muito famosão na Rede Globo.


Rá-Tim-Bum


(Arquivo Pessoal)

     Particularmente o programa infantil que mais amo na minha vida, o eterno "Rá-Tim-Bum", também esteve por lá. Lá tinha uma réplica da cozinha do personagem Euclides com direito as cadeiras e a geladeira. Também tinham fotos e a criativa abertura do programa numa televisãozinha (vide na parte de vídeos).



Turma da Cultura


(Arquivo Pessoal)
     Existiu um programa na TV Cultura chamado "Turma da Cultura" que não era da minha época de infância (eu já estava moça), mas contava com um elenco familiar para quem passou os anos 90 diante da telinha da TV Cultura como Luciano Amaral e Cinthya Rachel. O programa foi exibido durante os anos de 1997 e 2000 e era ao vivo. Contava com cinco apresentadores, uma platéia, convidados famosos, bandas em começo de carreira, participação do público por carta, telefone, fax e e-mail, um especialista abordando assuntos da época... Tudo isso ao vivo! (Pesquisa feita no Site Oficial Luciano Amaral).


Vila Sésamo


(Arquivo Pessoal)

     Na exposição da TV Cultura tinha uma partezinha dedicada ao seriado Vila Sésamo. Era uma réplica do cenário do lado de fora da casa dos personagens com direito a planta de verdade pintada de branco (talvez um truque na época para destacar as plantas no cenário, o programa era em branco e preto). Tinha também a fantasia do personagem Garibaldo, mas não sei se era a original. Mesmo não sendo da minha época, essas coisinhas antigas sempre me marcam pela sua inocência e criatividade!



X-Tudo


(Arquivo Pessoal)
     Na TV Cultura, existiu um programa super legal chamado "X-Tudo" e, claro, não podia faltar nessa exposição! Lá tinha muitas e muitas fotos dos bastidores do programa e o boneco "X" original !!! Imperdível!


*** Vídeos ***

     E enfim, deixo uns videozinhos bem pequenininhos que fiz da exposição. A maior parte são aberturas dos programas clássicos da TV Cultura (e era o que tinha mais por lá). Espero que vocês gostem!















     Concluindo: A TV Cultura é uma emissora que tem a mania de ensinar brincando coisas boas aos seus telespectadores... Por isso que sou apaixonada por esse canal e admiro muito seu trabalho!


Esta exposição ocorreu no ano de 2019, do dia 24 de maio a 30 de junho.
Local: Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros - São Paulo




     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo