terça-feira

Orientação Sexual: Quais São Os Tipos e Suas Diferenças [Atualizado]

Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

     Olá, caro leitor! Tudo bem???


     Hoje vou falar sobre um assunto que anda sendo muito discutido atualmente principalmente aqui na internet, mas fora dela também e muita gente ainda se confunde com seus significados.

     Vamos falar sobre orientações sexuais!

     Bora lá?

     Orientação Sexual é uma expressão que está relacionado com as diferentes formas de atração afetiva e sexual de cada um.
     Aqui nesse artigo vou apontar as principais e explicar o que cada uma delas significa para que você não confunda mais.


Heterossexual


     Essa é a orientação sexual mais comum do mundo e a que menos sofre rejeição por parte das pessoas. É a orientação que faz com que o homem sinta atração sexual por mulheres ou a mulher sinta atração sexual por homens. Ou seja, no linguajar bem público, é o homem que gosta de mulher e é a mulher que gosta de homem. 


Homossexual




     Essa é a orientação sexual mais famosa depois da primeira acima. É a orientação que faz homens sentirem atração sexual por outros homens e mulheres sentirem atração sexual por outras mulheres. São os famosos gays (homens) e lésbicas (mulheres) que todo mundo conhece.


Bissexual





     O bissexual é uma orientação sexual diferente dos dois citados acima: É quando homens sentem atração sexual por homens e mulheres e mulheres sintam atração sexual por homens e mulheres também. A própria palavra diz: O "bi" na palavra "bissexual" quer dizer "dois", ou seja, homens e mulheres sentem atração por ambos os sexos.


Transsexual





     Este é quando o indivíduo nasce de um sexo, mas se identifica com outro. Ou seja, quando um homem nasce homem, mas se identifica como mulher ou quando uma mulher nasce mulher, mas se identifica como homem.



BÔNUS: Modos de Falar Corretamente


Imagem de GraphicMama-team por Pixabay (com modificações)


     Ainda nos dias de hoje vemos muita gente por aí errando certos nomes que se dão a esses tipos de pessoas entre outras coisas. Aqui vou te ajudar a corrigi-las e não pagar mais mico por conta disso!

     Por exemplo, hoje em dia não se fala mais "homossexualismo" e sim homossexualidade.
     Desde 17 de maio de 1990, a palavra "homossexualismo" deixou de existir quando foi retirada da lista de patologias pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (veja matéria aqui). Sim, antes daquela época, a homossexualidade era considerada doença e por isso usava este sufixo "-ismo". E a data de sua retirada se tornou um marco na história tão importante que virou o Dia Internacional contra a Homofobia.

     Também nunca se deve falar que "fulano não é homem" como querendo dizer que "fulano" é gay. Gays ou homens homossexual são homens que sentem atração por outros homens.


     Não se diz "opção sexual" e sim orientação sexual. Por quê? Porque uma pessoa não escolhe se quer ser hetero, gay, lésbica, ou trans. Elas já nascem com estas condições e vão se identificando ao longo da vida.

     Ao contrário do que ainda algumas pessoas imaginam, bissexuais não são sem vergonhas! Tem pessoas que acham isso só porque bissexuais sentem atração por homens e mulheres. O ato de ser "sem vergonha" faz parte do caráter da pessoa e não da orientação sexual. Ou seja, heteros, homo, bi e transsexuais se não tiverem bom caráter poderão ser sem vergonha sem pensar duas vezes.

     Para uma pessoa ser transsexual não necessita de operações de troca de sexo ou nascer hermafrodita, basta que a pessoa se identifique com o gênero do sexo oposto. Claro que a grande maioria opta pela redesignação sexual, mas isto não é regra e o hermafroditismo é outra história.

Atualização 28/06/2019

     Não se pode achar que dentro de um casal homoafetivo sempre haverá um que se comporta como a "mulher" e o outro como o "homem". Isso é o que se chama "heteronormatividade" e é uma forma extremamente errada de julgar o que seria um casal de homossexuais. Cada um se comporta da maneira que quiser, não há regras!



As imagens desse artigo foram retiradas do site Pixabay cujo os nomes dos usuários são: PublicDomainPictures e geralt.


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo