quinta-feira

Como Criar Conta no Mercado Livre Para Começar a Vender Seus Produtos


Imagem: E-commerce Brasil (com modificações)

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Vender pela internet se tornou a segunda forma mais usada por muita gente para comercializar seus produtos parados em casa (em bom estado) ou para divulgar seus trabalhos, por exemplo. Até lojas de grande nome aderiram a essa prática para aumentar sua renda (e está dando certo!).

     Por isso, nesse artigo, vou ensinar o passo-a-passo de como se cadastrar no Mercado Livre através da versão web do site e como alcançar suas vendas mais rapidamente!

     Vamos lá?
     Para ensinar esse passo-a-passo a vocês vou utilizar os prints do dia que montei minha lojinha por lá, a Lojinha da Andressa (se quiser dar uma conferida em nossos estoque, clique aqui).


Como Cadastrar Uma Conta no Mercado Livre

     Primeiro Passo: Acesse a página do Mercado Livre através do endereço oficial www.mercadolivre.com.br. Vai abrir uma página como na imagem abaixo. Na parte amarela do site, selecione "Crie a sua conta";


     Segundo Passo: Na próxima página, aparecerá para digitar seus dados. Mas daí terá para duas formas: Ou para conta pessoal ou para conta empresa.

     Para conta pessoal, basta informar seu "Nome", "Sobrenome", "E-mail" e "Senha":



     Para conta empresa, clique no link em azul "Criar uma conta de empresa" (como mostra na foto abaixo) e digite seus dados bem como "CNPJ", "Razão Social", "E-mail" e "Senha":





     Para ambos os casos, clique na palavra em azul "contrato" onde diz "Ver o contrato do Mercado Livre" para ler o contrato do site (recomendado), vai abrir uma outra aba em seu navegador: Leia todo o contrato e depois volte a aba anterior e selecione o botão em azul "Criar Conta" para prosseguir com o cadastro; 

     Terceiro Passo: Vai reaparecer a página inicial do Mercado Livre, mas já logada em sua conta. Localize o nome de sua conta na parte amarela da página do site (como indica a setinha vermelha), clique sobre ela. Irá aparecer um menu, selecione "Meus dados";


     Quarto Passo: Na próxima tela irá aparecer todos os seus dados. O que estiver em branco é recomendável preencher. Por isso, clique em botões como "Adicionar" e digite todos os dados faltantes. Isso fará que você seja visto como uma pessoa honesta para seus compradores;



Como Adicionar Produtos Para Vender no Mercado Livre

     Na página onde estão os seus dados, clique na palavra "Vender", na parte amarela do site.
     Porém, caso você já saiu de sua conta e fechou a página, basta entrar novamente no site oficial do Mercado Livre através do endereço www.mercadolivre.com.br, acessar suas conta com seu e-mail ou usuário e a senha como mostra nas fotos abaixo:

  • Acesse a página inicial e clique na palavra "Entre" na parte amarela do site ao lado direito:

  • Ou talvez peça para você digitar seu e-mail cadastrado (ou usuário) primeiro. Informe seu e-mail ou usuário e clique no botão em azul "Continuar":

  • Depois informe sua senha e clique no botão em azul "Entrar":

  • Feito isso, você irá voltar para a página inicial do site, porém logado em sua conta. Basta clicar no nome da sua conta na parte amarela do site ao lado direito e logo em seguida, no menu branco que aparecer, clicar na palavra "Vendas":


  • Na próxima tela, clique na palavra "Vender" (na parte amarela do site, abaixo do campo de buscas):

     Vamos continuar com o passo-a-passo de como inserir um produto na sua página Mercado Livre para vendas:

     Primeiro Passo: Depois de ter feito o login (como mostrado no tutorial acima), irá aparecer uma página como esta da foto abaixo com 4 opções de vendas: "Veículos", "Imóveis", "Serviços" e "Produtos e outros". Você deve escolher a opção que tem a ver com sua venda e selecionar.
     Aqui mostrarei o passo-a-passo usando a opção "Produtos e outros", como exemplo.


     Segundo Passo: Irá abrir uma opção para que você digite um título para seu anúncio para que o sistema do site possa identificar automaticamente qual é o tipo do produto e facilitar o cadastro para o vendedor. Digite um título que especifique bem o seu produto (exemplo, "Máquina de Lavar Marca "X" de Modelo "X" Cor "X", assim fica mais fácil de o comprador localizar seu produto e encontrar o que deseja) e clique no botão em azul "Continuar":



     Terceiro Passo: Feito isso, irá aparecer uma tela com quatro campos lado-a-lado cada um com uma lista de menu. Dependendo do título e do produto que você colocou no campo da página anterior, automaticamente esses menus são preenchidos com base nas informações inseridas. Porém, às vezes isso não acontece e então será necessário preencher cada menu com o que tem a ver seu produto para venda.

     Veja na foto abaixo:


     Quarto Passo: Selecionando a opção no quarto campo de menu, irá aparecer um quinto campo escrito "Pronto!" e com um símbolo redondo em verde com um "certinho". Clique no botão em azul "Continuar" para prosseguirmos com o cadastro do produto:


     Quinto Passo: Esta parte vai te pedir para adicionar fotos do produto. Adicione o máximo que puder (pelo menos 10 imagens, de acordo com a foto abaixo) e que sejam reais. Não engane!



     Sexto Passo: Role a tela um pouco para baixo e você verá que a página pedirá algumas informações do produto para expor aos visitantes.

  • O primeiro que será pedido é o "Título": Geralmente ele já aparece preenchido porque já foi feito anteriormente. Você pode verificar se está tudo correto e/ou completar informações relevantes que esteja faltando, por exemplo.

  • O segundo item vai ser a ficha técnica: Nele vai pedir o fabricante e a marca do produto. Caso não tiver um dos dois ou os dois, basta passar o mouse no campo em branco que aparecerá a palavra "n/a" e clicar sobre ela que o campo ficará inativo e não causará problemas no cadastro.



  • O próximo campo é o "Código Universal do Produto". Não sabe o que é? É aquela barrinha com traços verticais seguidas abaixo de números em horizontal que tem em qualquer produto. Ainda ficou com dúvida? Passe o mouse no símbolo de interrogação cinza ao lado do campo "Código Universal do Produto" e confira a explicação:



  • O próximo item pede para que você descreva seu produto. Você deve colocar detalhes que durante a ficha técnica (o que o Mercado Livre pediu para você inserir nos dados do produto) não pediu. Somente não insira seus dados para contato, senão seu anúncio não será aceito.


  • O próximo item pede para que você informe se o produto é novo, usado ou recondicionado. Recondicionado é quando são produtos que contém peças que foram substituídas e testadas para que funcione e pareça novo. No campo da descrição você pode informar mais o grau de recondicionamento que este produto teve, para deixar mais claro.
     Feito isso, clique no botão em azul "Continuar" e vamos para a próxima tela.


  • O próximo item é o "Condições de vendas", onde você colocará a quantidade de que você possui deste produto para venda e seu preço em cada campo.


  • O próximo item é a "Forma de entrega". O Mercado Livre costuma a oferecer o Mercado Envios para a grande maioria dos produtos anunciados, mas, em alguns casos, isso não é possível. Porém, o site não deixa o vendedor na mão: Oferece duas opções como no exemplo abaixo ("Oferecer retirada em mãos" e "Envio do produto"). Selecione um ou os dois.

  • O próximo é a "Garantia". Se deseja dar alguma garantia ao produto, basta selecionar a opção que deseja e, logo a seguir, clique no botão em azul "Anunciar grátis":



     Sétimo passo: Irá abrir uma tela que te mostrará 3 opções de anúncio: "Exposição Baixa (Grátis)", "Exposição alta (Clássico)" e "Exposição máxima (Premium). Automaticamente, o Mercado Livre te coloca na "Exposição baixa", porém é aí que você pode mudar ao seu critério e escolher uma das duas outras opções. Vai ter uma taxinha para pagar se caso houver a venda, mas com a exposição alta ou máxima aumenta as chances de fazer as vendas e ajudar no termômetro de vendedor.

     Caso você resolva aumentar a visibilidade do anúncio no Mercado Livre, selecione a opção desejada e clique no botão em azul "Aumentar exposição".



     Pronto! Anúncio colocado! Se quiser, clique no botão em azul "Ver anúncio" para ver se está tudo certinho em sua página.




Como Conseguir Vender Bem no Mercado Livre e Aumentar Seus Lucros


     Muita gente reclama que não consegue vender nada através do Mercado Livre e acabam culpando o site. Na verdade, esta falta de vendas pode ser carência de informações no anúncio sobre o produto ou até coisas mais graves como desonestidade por parte do vendedor.
     Para lhe ajudar a deixar seu anúncio mais atraente e assim aumentar suas vendas no Mercado Livre, vou deixar algumas dicas abaixo:

  • Coloque no título do produto informações precisas como nome do produto, modelo e até a cor. Isso ajuda a nós compradores identificarmos mais rápido se queremos o produto (e atrai mais!);
  • Na descrição do produto, informe tudo: Modelo, tamanho, cores disponíveis, etc. Encha de informações verdadeiras! Mas não coloque seus dados pessoais, pois o Mercado Livre não aceita;
  • Quanto as fotos, por favor, seja verdadeiro! Coloque fotos reais do produto e, de preferência, fotos que você mesmo tirou do produto. Faça de tudo para que a qualidade da imagem da foto seja a melhor possível. Evite de colocar ameaças nas imagens. Isso mostrará que você não tem boa conduta com seus compradores;
  • Esteja ciente de sua forma de entrega e não atrase! Isso é o que pode fazer suas vendas despencarem em pouco tempo. Recebeu uma encomenda? Entregue já!
  • Preço: Coloque um preço que tem a ver com o produto e sua qualidade (novo ou usado). Não encareça por causa do frete dos correios (se optou por você, vendedor, pagá-lo) ou porque quer ganhar muito dinheiro logo! Escolha um preço justo e boas vendas!
  • Tem mais alguma dúvida sobre como deixar seu anúncio mais atraente para seus visitantes? Fácil! Ponha-se no lugar de alguém que está procurando o seu produto para comprar e atente-se ao que faria esta pessoa comprá-lo mais facilmente: Fotos verdadeiras e bonitas? Uma descrição bem feita? Título do produto honesto? Preço justo e acessível? Pense nisso!

     Bem, pessoal! Por hoje é isso, mas se houve alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo que farei de tudo para sanar todos!



     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo