terça-feira

Turma do Bom Clima e As Aventuras da Família Mezga - Desenhos da Cultura - Você Se Lembra Desses Desenhos?

Imasgens: RicAlexHQ e Blog É da Sua Época

     Olá, caro leitor! Tudo bem???

     Na TV Cultura existiu um programinha infantil muito famosinho chamado "Glub, Glub" que passava desenhos diferentes na época. Desenhos esses que, às vezes, nem eram dos Estados Unidos (como comumente aparece por aqui no Brasil), mas de países que a gente nunca ouviu falar...

     A TV Cultura tinha (e até hoje tem!) um propósito de passar desenhos infantis educativos para a criançada e também de comédia, mas uma comédia saudável e sem baixarias. Por isso, não importava o país: Se era bom a TV Cultura passava!

     Hoje vou falar de dois desenhos que marcaram a minha infância lá nos anos 90 e quero saber se você, que tem a minha idade (se está casa dos 30 anos, tem!) vai se lembrar e se você não conhece porque nem era daquela época, não tem problema! Você vai conhecer hoje uma parte do que foi a infância na TV Cultura há mais 20 de anos atrás...

     Vamos dar uma viajadinha? Vem comigo...

     O primeiro desenho que vou falar, é um de uma aparência um pouco diferente do que aparece pelo Brasil varanil: As Aventuras da Família Mezga.



     Infelizmente não consegui achar a abertura em português, então o que posto é a abertura no idioma original do desenho e um dos episódios a seguir.

     As Aventuras da Família Mezga ou Mézga Család (em húngaro), é um desenho animado feito por József Romhányi e József Nepp realizado pela Pannónia Film entre os anos de 1969 e 1978. Foram 3 temporadas tendo cada uma 13 episódios. O desenhinho fez tanto sucesso lá na Hungria que recebeu o status de "cult" e foi exibida em outros países como Tchecoeslováquia, Bulgária, Itália, Holanda e dois estados alemães. Na Tchecoeslováquia, o desenho recebeu o nome de "rodina Smolíkova", na Itália, "La famiglia Mezil", na Alemanha, "Familie Metzger" (Metzger que quer dizer "açougueiro"), na Búlgaria, "Семейство Мейзга", na Eslováquia "Miazgovci" (soando da mesma forma, mas com diferente significado) e no Brasil "As Aventuras da Família Mezga". Na Holanda, no entanto, eles foram muito genericamente chamado de "Familie Sanders" que não tem nenhum outro significado.

     A família consiste em um marido chamado "Géza", sua esposa chamada "Paula", uma filha adolescente chamada "Krizta" e o filhinho mais novinho do casal de 12 anos chamado "Aladár". Eles também possui dois animais de estimação como o gato "Maffia" e o cachorro "Blöki". Também tem um vizinho cínico chamado "Dr. Máris", que, regularmente, está envolvido em algum desastre ao redor da família.

Imagem: Szinhaz.org

     O sobrenome "Mézga" significa, em português, algo como "cola", "mucilagem" ou "goma de árvore". Já "Blöki", o nome do cachorro, significa "Zorro".

     Cada temporada da série recebeu um nome diferente. São elas: "A Família Mézga" (Üzenet a jövőből – A Mézga család különös kalandjai) de 1968 a 1969; "As Aventuras de Aladár" (Mézga Aladár különös kalandjai) em 1972; "As Férias da Família Mézga" (Vakáción a Mézga család) em 1978.

     Curiosamente, no Brasil, a única temporada exibida foi a terceira, a "Vakáción a Mézga család", de 1978, recebendo o nome de "As Aventuras da Família Mézga" cujo o enredo começa com o personagem "Pisti Hufnagel", o primeiro amor de Paula, que convida a família para umas férias na Austrália. Um bilhete de reposição é dado ao vizinho, Dr. Maris. Acontece que Hufnagel é um vigarista e os Mézgas acabam abandonados e sem dinheiro durante esta viagem. Seus esforços para chegarem em casa arremessa-os nos lugares mais estranhos, incluindo Pólo Sul, e em situações bizarras. Pisti Hufnagel secretamente segue-os e sempre transforma as suas esperanças em catástrofe. Só quando eles finalmente chegam em casa e a encontram completamente revirada por Hufnagel, Paula perde sua fé em seu primeiro amor. A série foi exibida pela TV Cultura em meados dos anos 90.

Imagem: RicAlexHQ

     Ao contrário das duas primeiras séries, que consistia em episódios de uma história, esta série é um único arco de história. Pelo mundo afora, esta temporada recebeu nomes diferentes como "Podivuhodné prázdniny rodiny Smolíkovy", na Tchecoeslováquia; "Le vacanze della famiglia Mezil", na Itália; "Die Abenteuer der Familie Metzger", na Alemanha; "Семейство Мейзга във ваканция", na Bulgária; "Miazgovci na cestách" na Eslováquia e "La Familia Mezga" na Espanha.

     Em 2005, os estúdios "Ex-Ist" preparou uma nova série onde a família Mézga se familiariza com os computadores e a internet.



     O outro e último desenhinho que vou falar agora é sobre um que era muito fofinho chamado "A Turma do Bom Clima".




     Pouquíssimo se sabe até hoje sobre esse desenho: Tudo que eu pude recolher através das minhas pesquisas na internet é que ele era um desenho britânico (Inglês, Reino Unido) e que seu nome original é "Satellite City". E a abertura do desenhos só achei em inglês! Reza a lenda que a TV Cultura não tem mais em seus arquivos a abertura com a musiquinha em português (como era transmitido no canal na época) e então só vai ficar na lembrança mesmo o refrão: "Na Cidade do Espaço, é só chamar; a Turma do Bom Clima é pra isso. Na Cidade do Espaço... Poluidores: Fora daqui!".

     O enredo do desenho era bem simplesinho, mas de aventuras que prendiam nossa atenção a tela da TV: O planeta Climática é protegido pela Turma do Bom Clima dos Poluidores que queriam destruí-lo! Era o famoso "o bem contra o mal" e, claro, sempre o bem vencia!

Imagem: Youtube

     A Turma do Bom Clima ensinava para a criançada que um planeta bem cuidado e sem poluição era o correto para que seus moradores vivessem bem e muito felizes.

     Uma das produtoras da série, a Fairwater Films, foi responsável também pelos desenhos The Shoe People e Dr. Zitbag's Transylvania Pet Shop.


A pesquisa desse texto foi feita nos sites Wikipédia, Meu QI Abaixo de Zero e Youtube.


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo