terça-feira

Como Limpar a Garrafa Térmica de Forma Correta - Acabe Com as Manchas de Café de Dentro da Garrafa

Imagem: Termolar

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Uma das coisas mais difíceis em termos de limpeza doméstica é limpar as garrafas térmicas por dentro. Podemos usar diversos objetos como esponjas, escovinhas e até produtos abrasivos que podem prejudicar a eficiência e o material interno de sua garrafa e ainda por cima não acabar com o problema das manchas de café!

     E então o que fazer?

     Nesse artigo vou  mostrar um jeito fácil de limpar sua garrafa e deixa-la como nova sem esforço algum! Dúvida? 


     A garrafa térmica é um recipiente de armazenamento, que serve para manter o conteúdo com sua temperatura original, seja ela mais fria ou mais quente, independente da influência do ambiente. Foi, na verdade, criada pelo cientista escocês James Dewar em 1892, que queria um objeto que mantivesse as soluções químicas de laboratório em uma temperatura padrão. Porém, o cientista não patenteou seu invento e então, no século XX, o alemão Reinhold Burger renovou o invento de Dewar deixando-o mais semelhante a uma garrafa e o patenteou.

Imagem: Unsplash

     A comercialização das garrafas térmicas para uso doméstico começou em 1904 pela empresa alemã "Thermos GmbH" e tornaram-se muito famosas! Curiosamente, foi da palavra "Thermos" que se originou o nome "térmica" da garrafa mais conhecida do mundo.

     Hoje em dia este objeto se tornou muito comum nas casas das pessoas e é usado principalmente para manter o café quentinho por mais tempo.

     Mas, afinal, como devemos limpar a garrafa por dentro sem sofrimento?

     Os ingredientes e o modo de fazer essa limpeza são tão simples que chega a ser difícil de acreditar... Mas, vamos lá!

     Você vai precisar de:


  •      Bicarbonato de sódio
  •      Água


     Modo de fazer:

     Ferva o tanto de água que precisará para encher até a boca a garrafa térmica. Dentro de garrafa, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Tampe a garrafa e deixe agir por no mínimo 12 horas.

     Depois disso, despeje a água pelo ralo da pia (para jogá-la fora), dê uma enxaguadinha de leve com a água da torneira e lave apenas a parte externa da garrafa com água e sabão com a ajuda de uma esponja bem macia. Enxague tudo muito bem e veja a mágica: A mancha de café desapareceu e ainda deixou um brilho como se estivesse novo novamente! Não é demais!

     Este procedimento deve ser repetido uma vez na semana.


*** Notas ***

     Para garrafas que faziam muito tempo que tinha as manchas de café, talvez na primeira limpeza as manchas não desapareçam por completo. Por tanto, a limpeza terá de ser feita mais de uma vez, dia após dia, até ficar limpa e assim ter de retornar ao procedimento apenas uma vez na semana;

     Para garrafas térmicas que tem aquela "bombinha de puxar café" (presente na tampa, como mostra a primeira foto deste artigo), assim que fechar a garrafa com a água fervente e o bicarbonato de sódio lá dentro, bombeie por um pouco para que a mistura possa também infiltrar por dentro da tampa e efetuar a limpeza;

     Para tampas (de garrafas térmicas comuns) pode ferver a água, despejar em um recipiente (de preferência de vidro e onde caiba o objeto), colocar a tampa ou o filtro lá dentro, tampar e esperar as 12 horas.


     Ficou com alguma dúvida? Não tem problema! Abaixo deixo o vídeo que me inspirou a fazer esse artigo: Copiei, testei e aprovei! Deu super certo... Confira 👇👇👇





A pesquisa desse artigo foram retirados do site História de Tudo e Info Escola.



     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo