quinta-feira

6 Atitudes Irritantes de Clientes e Vendedores no Mercado Livre e OLX

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     O que clientes e vendedores esperam um do outro é um bom atendimento regado a uma boa educação e respeito. Mas, infelizmente, não é o que vemos muito nas lojas físicas ou virtuais como nas empresas globais de comércio eletrônico tais como as famosas Mercado Livre e OLX.


     Nesse artigo, apontarei 6 (seis) atitudes de vendedores e clientes que irritam qualquer um e a forma correta de como proceder diante de una venda ou compra.

A Forma de Saudação ou de Chamar Alguém
Imagem de TeroVesalainen por Pixabay
     
     Quando vamos atender a um cliente com dúvidas em um produto ou até quando nós mesmos somos os clientes e vamos abordar um vendedor para lhe fazer uma pergunta, é de extrema necessidade usar das palavrinhas mágicas que aprendemos na infância: "Bom dia, boa tarde, boa noite/ Por favor/ Licença/ Obrigado ou Obrigada".

     Você gosta quando as pessoas te abordam diretamente com uma pergunta e nem agradecem a informação que obteve? É de mal agrado mesmo! Pior são aqueles que te tratam de qualquer forma, por exemplo, te chamando de "amigo", assim, no sexo masculino, independente de seu gênero sexual ou chamar de "flor" mesmo que vocês não se conheçam. Soa falso e forçado... Vamos evitar isso!

     Comigo já aconteceu o seguinte episódio: Na época, eu estava vendendo apenas 1 (um) carregador para celular (aqueles simples e tradicionais) e no anúncio que expus estava descrito que só havia mesmo uma unidade. Veio um cara que nem "bom dia" disse e logo falou: "me vê dez pescas*" - Assim mesmo, com direito a "m" minúsculo no começo da frase e sem um "oi, tudo bem" e sequer um "Por favor".

     Mesmo que pareça frescura, seja educado(a)! Cumprimente seu cliente ou vendedor, peça por favor e agradeça a informação. Chame seu vendedor ou cliente pelo nome ou de senhor/senhora, não custa nada! Ah, e não se esqueça de respeitar a gramática e a ortografia, pelo menos, basicamente.


Péssima Digitação e/ou Ortografia Horrível
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
    Falando em péssima ortografia e digitação, eis uma coisa que parece boba, mas separa os vendedores de uma boa venda de seus produtos: A forma como digitamos ao falar com uma pessoa.

     Usar de uma boa ortografia e tomar cuidado para não escrevermos algo errado faz com que nosso discurso na internet expresse mais seriedade e segurança, tudo o que o cliente quer e espera de nós vendedores.

     E os clientes também não ficam de fora disso: Use sempre de uma boa ortografia e tome cuidado com os corretores ortográficos de certos aplicativos e aparelhos. Escrever corretamente é lei quando se trata de diálogo saudável e sério.

     Um episódio que aconteceu comigo foi quando fiz uma pergunta a um vendedor e ele me respondeu curto e grosso: "... ola..boa tarde apenas o kit completo ta ok! obrigado... " - Ao responder dessa forma, dá a entender que a pessoa está com pressa e/ou irritada (o "tá ok" causou esta impressão) e por isso escreveu de qualquer jeito. Não faça isso! O correto a esse exemplo seria: "Olá, boa tarde! Temos apenas o kit completo. Obrigado". Tenha sempre tempo para os seus clientes e foque na forma como os trata via internet. É importante.

Não Responder a Uma Pergunta do Cliente
Imagem de Robin Higgins por Pixabay
     Pior que o tópico anterior é este: Não responder ao cliente. Como dito no próprio tópico anterior, temos de sempre ter tempo para nossos clientes. Se colocamos algo a venda, é fundamental termos a responsabilidade por toda a procedência para com o produto e cliente isso desde a dúvida/pergunta até o pós-venda.

    É ruim ficar no vácuo! E isso só demonstra uma imprudência do vendedor.

     Clientes também não ficam de fora disso: Quando vocês estiverem negociando, saibam o que querem: Combine um local público e direitinho com seu vendedor para receber a entrega (caso, este, seja "entrega em mãos") e vá! Não enrole, não descumpra com o combinado. E seja educado e respeitoso a todo o momento.


Insistência
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     Essa acontece mais com vendedor que cliente (pelo menos já tive a experiência): É aquele vendedor que você faz uma pergunta sobre determinado produto e ele responde. Depois, você demonstra que não tem mais interesse (de forma educada) e agradece pela informação. Mesmo assim, o vendedor insiste e fica te chamando em chats ou outras formas de mensagens mendigando por uma venda.

     Quer um conselho? Não faça isso!

     Além de ser uma atitude absolutamente chata e inconveniente só demonstra insegurança da sua parte e afasta as pessoas de obter o seu produto.

     Não conseguiu vender? Paciência! Espere e parta para outra. Sempre haverá uma nova chance com a pessoa certa. Não fique ansioso e não seja chato.


Desistir de um Produto
Pessoas vetor criado por vectorpocket - br.freepik.com
     De acordo com o site Jus Brasil, o Código de Defesa do Consumidor permite a desistência da compra efetuada fora do estabelecimento comercial (compras efetuadas pela internet, telefone, domicílio, enfim, todas aquelas situações de compra (contrato) que não se realizem dentro do estabelecimento físico do vendedor) em até 7 dias.

     Ou seja, está dentro da lei que o consumidor desista da compra por qualquer natureza dentro do prazo determinado e a loja tome as providências necessárias para obter o produto de volta.

     Porém, não é necessário que isso sempre aconteça!

     Quando quiser comprar algum produto, pensei mais de 2 mil vezes antes de adquiri-lo. Pense se é isso mesmo que você quer e precisa. Porque o ato de ter de devolver um produto por causa que o cliente desistiu por desistir e a loja fazer todo aquele procedimento para que este retorne ao seu estoque é tão ruim para um quanto para o outro (quem já comprou/vendeu no Mercado Livre sabe do que estou falando).

     Por isso, pensei muito bem antes de efetuar uma compra e decida o que será melhor para você. O que é melhor para você será efetivamente melhor para o vendedor também.

Pedir Descontos ou Trocas Por Outros Produtos
Imagem de Ben Kerckx por Pixabay
     Este é um clássico (apesar de ser o último da lista): O vendedor põe um preço no produto e vem aquele querido cliente pedir descontos. Está valendo? Está, principalmente porque há uma lei que fala disso, porém ela não é obrigatória!

     O tipo de desconto que falo aqui são aqueles bem injusto no qual o cliente deseja quase 100% do valor do preço. Por exemplo, você põe a venda uma geladeira por 600 reais e o cliente quer que você venda por 300 ou até 250 reais. Impossível!

     Pior são aqueles que vêm oferecendo uma troca por outro produto quando o vendedor não aceita trocas. Isso se chama falta de respeito.

     Teve um caso que aconteceu comigo há um tempo que até hoje não consegui digerir (porque não entendi o que a pessoa quis dizer): Uma vez eu pus a venda um rádio toca CD. Na época, os CDs já estavam desaparecendo das lojas, dando lugar para os Mp3 (e futuramente viriam os aplicativos em streaming para música). Veio um cara e me ofertou uma coleção imensa de CDs com todo o tipo de música que eu não gosto para trocar com meu rádio. Vamos raciocinar: Por que uma pessoa está ofertando um monte de CDs para uma outra que quer se livrar de um toca CDs? Poderia ser porque o vendedor tem outro rádio em casa e não quer ficar com mais um de "enfeite", tudo bem, mas poderia ser também porque o vendedor não quer mais saber de CDs na sua vida!

     Por esses motivos, dou uma dica legal a vocês que gostam de descontos e trocas: Procurem vendedores que estejam a fim de fazê-los. Geralmente, eles deixam expostos na descrição do produto. E toma cuidado com trocas "ilógicas" (igual ao do meu caso). Na dúvida, não oferte.

     Bem, pessoal! Essas são as seis atitudes mais irritantes de vendedores e clientes que temos na internet. Se acaso você se identificou com alguma, não fique envergonhado e nem nervoso: Só não repita mais essa atitude. Reflita, o que você não gostaria que fizesse com você não será bom para os outros também.

#FikDik

*"Pescas": Acredito que esta pessoa usou este termo porque ao vermos vários carregadores de celular amarrados e pendurados realmente parecem com um cardume de peixes que acabaram e ser pescados.


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Até mais!
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