terça-feira

5 Mitos Sobre Os Gatos Que Você Ainda Acredita - Será Que Eles São Tudo Isso Que a Maioria Pensa?

Imagem de cocoparisienne por Pixabay 

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Dizem os "gateiros" (pessoas que gostam e/ou criam um ou mais gatos) que pessoas que não gostam de gatos é porque nunca criou um. Verdade ou não, às vezes não gostamos de alguma coisa porque somos criados com a ideia errada sobre seu significado. No caso dos gatos, ouvimos desde a infância que são traiçoeiros, passam doença e, dependendo da cor, dão azar. Mas será que tudo isso é real?

     Aqui nesse artigo, vou desmistificar todas essas crenças e falar com exatidão o que são esses animais fofinhos e peculiares.

     Bora lá?

Todo Gato é Traiçoeiro
Photo by Anton Lochov on Unsplash

     Têm pessoas que não gostam de gatos pelo simples fatos de acreditarem, mesmo nunca ter convivido ou lidado com um, que são traiçoeiros. Para elas, gatos são animais que arranham por qualquer coisa, mordem (para machucar) por diversão e são bravos o tempo todo. Por isso, que supõem que devemos ficar sempre longe de um  gato assim que o avistarmos.

     Mito: Gatos arranham ou mordem apenas para se defender. Claro que, em alguns casos, dependendo da criação do animal (se houver maus tratos), ele pode, sim, pegar a "mania" de ser traiçoeiro com as pessoas ao seu redor. Há ainda os gatos que "brincam de morder" com seus donos, porém sem machucar seus cuidadores. Contudo, o natural dos gatos é ser tranquilo e só vir a querer machucar alguém por pura defesa.


Todo Gato Tem Doença Transmissível
Photo by Filip Saternus on Unsplash

     Essa eu ouvia quando criança: As pessoas diziam que o barulhinho que o gato fazia de dentro do corpo dele (parecendo uma respiração ofegante de congestionamento de "catarro") era por conta de sua doença respiratória que podia muito bem ser transmitida para o ser humano (bastava um contato com o animal e pronto! Ficaríamos doentes!). Muita gente naquela época e até nos dias de hoje usa essa crença para botar medo em crianças ou em pessoas que aderem a ficar muito próximas de um gato.

     Mito: O barulhinho que às vezes é ouvido por nós humanos vindo do corpinho do gato é nada menos e nada mais que o "ronrom": um som que os gatos fazem quando, na maioria das vezes, estão felizes. Não se sabe ao certo o porquê desse som acontece, mas sua origem estaria em um aumento momentâneo na turbulência do sangue no sistema circulatório do gato. Em suma, não há doença nenhuma! Apenas uma expressão de prazer ou algum outro sentimento vindo dos gatos.

Todo Gato Preto da Azar
Photo by Kari Shea on Unsplash

     A clássica: "gato preto dá azar", "se cruzar com um gato preto, vai ter azar" etc. Quem nunca ouviu na vida alguém falando isso? Por causa da cor, o bichinho é julgado e até, às vezes, judiado e sacrificado em rituais religiosos... Por isso, não é aconselhável doar ou vender gatos dessa cor em véspera de feriados que podem ocorrer essas práticas. E, por outro lado, a crendice de achar que a cor de um animal possa trazer azar pode ser enquadrada como preconceito. Você acha mesmo que uma cor pode trazer azar a uma pessoa?

     Mito: Essa lenda vem por conta de uma história na Idade Média quando acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe essa superstição de que passar perto de um gato preto é sinal de azar. Por outro lado, há lugares no mundo onde os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.


Gato é Chato: Vive Miando!
Photo by Jae Park on Unsplash

     Muita gente se irrita ao ouvir um gato miando. Principalmente as gatas no cio que invadem telhados e frente de janelas e ficam miando repetidamente. O que deve fazer? Mandar o gato calar a boca? Joga água? Atear fogo? Mandar bala? Bater, empurrar ou socar o animal? Gritar com o bicho? Xingar o dono do animal? Agredir o dono do animal? Nada disso!

     Na internet existem várias soluções para esse problema, porém, o que mais os especialistas apontam é o castramento. O castramento, principalmente em fêmeas, ajudam a acalmá-las e os miados constantes cessam. Mas, se você não for o dono desse gato miador, existem 15 tipos de repelentes naturais para afastar gatos de ruas (e que, claro, não farão mal aos gatos e nem às pessoas que o fizer). Pesquise pela internet outras soluções legais para isso (prefira informações de sites conhecidos) e seja feliz!


Gato Procria Feito Praga
Photo by Jari Hytönen on Unsplash

     É comum nós vermos por aí uma ninhada imensa de gatos. Dependendo das questões genéticas, tamanho da raça e alguns outros fatores, uma fêmea pode dar a luz de 2 a 12 filhotes em uma ninhada só! É de deixar qualquer dono de gato maluco, não é? Mas a questão aqui é o que fazer quando isso acontece. Não adianta xingar, ficar revoltado, jogar a gata e seus filhotes no meio da rua a Deus dará (isso é maldade!), enfim. Não adianta se livrar do "problema" de modo errado.

     Solução: se sua gata fugiu de casa, "aprontou" na rua e voltou prenha, você deve respeitar a gestação do bicho, deixar o animal parir todos os filhotinhos e esperar que eles desmame da mãe naturalmente (o que pode levar umas 4 semanas). Posteriormente, você poderá doar os filhotinhos a pessoas confiáveis (que vão cuidar com toda a responsabilidade desses bichinhos) e efetuar a castração na fêmea para que nunca mais isso aconteça.


BÔNUS: Devemos Bater nos Gatos Porque Eles Gostam
Imagem de Юрий Сидоренко por Pixabay 

     Ouvi de dois idosos que os gatos gostam de apanhar e eles não falaram com malícia, falaram com veemência. Eles me disseram que gatos sentem prazer em receber uma palmada, ficam felizes. Eu fiquei horrorizada.

     Mito: Não há nenhuma evidência feita por especialista algum de que gatos gostam de apanhar. Mesmo porque nenhum animal, nenhum ser humano ou plantas gostam de receber violências físicas de qualquer coisa ou pessoa que estejam ao seu redor. 


     Tenha muito cuidado com os mitos que gira em torno dos gatos. Qualquer dúvida, pesquise. Use a internet, contate veterinários, tire suas dúvidas! E tenha muita sabedoria ao lidar com as crenças.


A pesquisa desse artigo foi feita nos sites Wikipédia, Lupos Alimentos, Significados e BBC.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo