terça-feira

Fisioterapia: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Uma das Profissões Mais Requisitadas Atualmente

Imagem: Wikipédia
 
     Muitos são os tabus e mentiras quando o assunto é Fisioterapia. Não, a Fisioterapia não é só massagens ou só para melhorar os movimentos de pessoas que se acidentaram. Uma profissão que traz tantas possibilidades de cura e prevenção, deveria não ser um tabu ou motivo de desconhecimento por parte de nós brasileiros.

     Seja por curiosidade, necessidade de atendimento ou vontade de cursar uma faculdade de Fisioterapia, neste artigo, vamos elucidar as principais questões sobre a Fisioterapia, o profissional da área e seus saberes. Você sairá deste artigo, sabendo os principais fatos e resoluções de dúvidas que ainda pairam sobre o assunto.

     Agora chega de papo e vem com a gente, aprender tudo sobre a Fisioterapia!

O Que Faz um Fisioterapeuta?
Mulher foto criado por pressfoto - br.freepik.com

     Quando se é fisioterapeuta, uma gama de possibilidades profissionais se abrem. Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas nos tratamentos de prevenção de doenças e cura de lesões. O papel do fisioterapeuta é prevenir, tratar e até mesmo diagnosticar disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura errada.

     O profissional de Fisioterapia, utiliza não só exercícios, mas também massagens técnicas visando reabilitar e/ou desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Na Fisioterapia usa-se muito as mãos, mas também auxiliam nas práticas de fisioterapia a água, o calor, o frio e aparelhos especiais.

     A principal função da fisioterapeuta é prevenir  ou reabilitar seus pacientes, fazendo com que voltem a sua situação anterior como andar, respirar e entre outros movimentos ou inibir degradações futuras. Esse profissional age diretamente na cura de lesões, independente de onde estejam localizadas. A Fisioterapia pode ser desempenhado em hospitais públicos e particulares, consultórios e a domicílio.


O Curso de Fisioterapia
Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com

     A base do currículo do curso de Fisioterapia é abrangida pelas disciplinas Ciências Biológicas e Área da Saúde. Logo, pode-se esperar muitas aulas de:

  • Biologia;
  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Patologia;
  • Histologia.

     O graduando em Fisioterapia terá essas aulas, principalmente no primeiro dos quatro anos de graduação. O curso também abordará saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia.

     A partir do segundo ano, aumentará a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem) e termoterapia (aplicação de calor ou frio).

     O estágio é obrigatório e geralmente ocorre apenas no último ano e, na maioria das vezes, é cumprido em clínicas das próprias faculdades ou alguma clínica parceira.

banner do curso
Saiba as ferramentas utilizadas na fisioterapia para recuperação de atletas.
Carga Horária: 60 Horas - Início Imediato
banner do curso
Os fundamentos da Fisioterapia, lesões mais comuns, tratamentos, etc.
Carga Horária: 45 Horas - Início Imediato
banner do curso
Entenda como administrar as emoções, buscando um melhor desempenho pessoal.
Carga Horária: 70 Horas - Início Imediato









Fisioterapia e o Mercado de Trabalho: 

Quadro foto criado por pressfoto - br.freepik.com

     Nos dias de hoje, o mercado de trabalho especializado para fisioterapeutas está mais aquecido em duas áreas específicas: na Fisioterapia Esportiva e no Atendimento à Domicílio. Entretanto, é inegável que o conhecimento sobre esta técnica está aproximando mais as pessoas para este tipo de tratamento.

     A busca em âmbito nacional é tão grande que em alguns setores e regiões acabam faltando profissionais. Porém, um dos pontos negativos da área, é a falta de valorização (como acaba acontecendo em quase toda área de saúde). No mercado de trabalho, com o crescimento da procura, há a necessidade de mais profissionais especializados. Entretanto, vale ressaltar a desvalorização da profissão em alguns setores. Em média, o salário de um Fisioterapeuta pode ter variações de 1.500,00 até 6.000 reais.

     Por fim, ficou evidente que a Fisioterapia foca no conjunto de técnicas usadas nos tratamentos da prevenção de doenças e cura de lesões. A Fisioterapia como curso tem como base no currículo as disciplinas de Ciências Biológicas e Área da Saúde.

     Quer saber mais sobre a Fisioterapia e suas curiosidades? Acesse o site da Sociedade Brasileira de Fisioterapia através do link www.sbf.org.br.



[Autor: Zine Medeiros, MaiSeo Brasil, www.clippings.me/maiseobrasil]


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo