terça-feira

As Meias Verdades Sobre a Vida de um Alguém Que Trabalha Em Casa

Imagem de PourquoiPas por Pixabay

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Trabalhar no conforto de casa é o sonho de muita gente. Este tipo de serviço é chamado de "trabalho autônomo" e é algo que cresce a cada dia que passa. Muitas pessoas estão abandonando seus empregos formais e, às vezes, até estável, para saborear este mundo novo.

     Apesar de conhecermos bastante pessoas que trabalham por conta própria, ainda rola muita falta de informação sobre esse estilo de vida e acabamos tendo alguns preconceitos contra este tipo de trabalho. Por outro lado, a quem sonhe em embarcar no mundo dos trabalhadores autônomos porque simplesmente acredita ser uma vida perfeita. Porém, não é bem assim.

     Nesse artigo, vou falar das meias verdades e explicar cada pensamento a respeito do trabalhador autônomo que pode estar errado.

     Acompanha comigo?
     Trabalhador autônomo é uma pessoa física que trabalha por conta própria desempenhando sua própria atividade remunerada sem vínculos empregatícios em alguma empresa. Por esta razão, são pessoas que possuem uma maior independência financeira sem a necessidade de um chefe.

     Mas como tudo nessa vida tem seu lado bom e seu lado ruim, aqui vou esclarecer cada coisa que as pessoas tendem a pensar de gente que trabalha em casa. Aqui vão elas:


Ganham muito dinheiro!
Imagem: Mercado de Insumos
     Tem gente que acredita que uma pessoa está nesse "mundo informal" de trabalho porque está ganhando muito dinheiro. Isso até pode ser verdade dependendo de um fator: quanto a pessoa ganhava antes de entrar para o trabalho informal? - Se ela ganhava muito pouco no emprego anterior, tem mais possibilidades de ela ganhar mais num emprego informal. Por outro lado, há gente que sai de um emprego formal  e que ganha muito bem por simplesmente querer trabalhar em algo que goste mais de fazer, mesmo que isso não lhe renda muito financeiramente.

     O fato é que sair de um trabalho formal para ir a um informal é uma atitude que deve ser muito bem pensada: por não ter um vínculo empregatício com o seu contratante, o trabalhador autônomo não recebe um salário fixo, mas sim uma remuneração específica e previamente estabelecida por um contrato de prestação de serviços de âmbito temporário ou um acordo com seu cliente.

Tem mais tempo de folga...
Imagem de Free-Photos por Pixabay
     Essa é clássica: muita gente pensa que só porque uma pessoa trabalha dentro de sua própria casa tem mais tempo de fazer todas as tarefas do lar, descansar, matar o tempo com alguma diversão etc.

     Mito: dependendo da demanda de serviços que seu(s) cliente(s) exigem, ter tempo para almoçar, ir no banheiro e tomar banho se tornam regalias. Quem dirá limpar a casa e fazer comida!

Trabalham quando quiser...
Negócio foto criado por yanalya - br.freepik.com
     A mais famosa crença sobre o trabalho autônomo é essa:: A pessoa que trabalha por conta própria faz o seu próprio horário. Aí pode ter uma meia verdade: É certo que um trabalhador autônomo não tem a necessidade de todos os dias levantar cedíssimo para ir trabalhar, contudo, dependendo da demanda de serviços, será preciso de vez em quando acordar mais cedo e até dormir mais tarde para cumprir todas as tarefas.

Não tem cobranças de chefes
Imagem: Rede Jornal Contábil

     Essa é uma grande realidade: uma das melhores coisas em se trabalhar em um serviço autônomo é a de não ter chefe para encher o seu saco com qualquer coisa! Cobranças com horários, prazos de projetos e trabalhos e até certas atitudes do superior imediato que infringe a lei trabalhista e converte-se em assédio moral, esqueça! Isso nunca mais vai acontecer. Você é o seu chefe e é você quem manda no seu negócio. É comum casos de sucesso profissional no mundo do trabalho autônomo, pois, quem trabalha em paz e feliz, não adoece.


Não Pegam Trânsito, Nem Chuva e Nem Sol
Photo by Antonio DiCaterina on Unsplash

     Uma das vantagens em trabalhar no serviço autônomo para muita gente é essa: não ter de sair correndo, pegar chuva, pegar sol, pegar vento, pegar friagem, pegar trânsito. Porém, isso vai depender do serviço que você oferece: se as encomendas do seu trabalho não são entregues virtualmente (como as de um redator freelancer, por exemplo) e é você quem faz as entregas, certamente você terá de enfrentar a fúria da natureza de vez em quando assim que tiver de sair de sua casa. Mas não se preocupe: esse sacrifício valerá muito a pena!


     Bom, essas são as meias verdades sobre quem trabalha dentro de casa. E você? O que pensa destas pessoas? Nenhum estilo de vida é um mar de rosas, mas tem alguns que são melhores que os outros. Vale a pena embarcar se estiver bem decidido!


A pesquisa desse artigo foi feita no site Significados.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo