domingo

As Músicas Atuais Que Escuto - Postagens de Domingo

Imagem de David Schwarzenberg por Pixabay 

     Olá, caro leitor! Tudo bem?

     Para quem me conhece, sou amante da música antiga (80's, 70's, 60's e daí por diante) e por elas não troco por nenhuma outra! Pela música antiga eu sinto amor de verdade, mas, de vez em quando, gosto de conhecer umas mais novinhas e acabo gostando delas.

     Hoje, nesse artigo diferentão e super pessoal, vou mostrar algumas das musiquinhas atuais que eu gosto e compartilhar com você essa minha "aventura" nesse dia de domingo. Vamos lá?
     Aqui vou mostrar as músicas que mais gosto lançadas depois do ano 2000 e ouço até hoje sem problema algum. Para mim, as músicas lançadas após este ano são atualíssimas!

     Segue a faixa:

Blink 182 - First Date (2001)


     Essa eu conheci através dos videoclipes da extinta e saudosa MTV do Brasil: "First Date" é um cançãozinha famosa da banda americana "Blink 182". Ela foi lançada em 8 outubro de 2000 pela gravadora MCA.
     Ao ver esse videoclipe do vídeo acima, embarco nos meus 13 anos outra vez... Quanta saudade!


Gabrielle - Out of Reach (2001)


     Essa foi mais uma das bilhões de música que conheci através de rádios como Alpha FM e Antena Um: "Out of Reach" é uma canção inglesa da cantora Gabrielle. Foi composta pela própria Gabrielle e por Jonathan Shorten para a trilha sonora do famoso filme "O Diário de Bridget Jones". Esta simples música e meio chicletinha conseguiu vender 320 mil cópias só no Reino Unido e se tornou o décimo single de maior sucesso na Nova Zelândia em sua época lançada.


Reyli Barba - La Descarada


     Para quem conhece novelas mexicanas já deve ter ouvido essa: "La Descarada" é uma musiquinha lançada em 2014 para ser tema da abertura da novela mexicana "Rubi" que contava a história de uma mulher que se apaixonou por um cara bonzinho, mas o seu amor pelo dinheiro falou mais alto e ela ficou com um outro bonitão que era rico. A letra dessa música é muito bem feita para essa telenovela!

Girasonhos - Olha Que Eu Vi (2005)


     Este eu conheci através da TV Cultura, enquanto, no fim da manhã, eu ia procurando um programa para assistir: Em 2003, o Grupo lançou o CD "Roda de Histórias" e no ano de 2005 a faixa “Olha que eu vi” foi adaptadas no formato de videoclipe e veiculadas pela TV Cultura e Rá-Tim-Bum. A gravação do áudio contou ainda com a participação especial do ator e contador de histórias João Acayabe como Tio Barnabé. O grupo Girasonhos foi criado em 1995 pelo contador de histórias Giba Pedroza, o violonista Léo Doktorczyk e o percussionista Fernando Boi. O grupo já montou cerca de 40 espetáculos e realizou mais de 3.500 apresentações.

Girasonhos - Jurutaí (2006)


     Seguindo na mesma razão da música anterior, esta foi a mesma história: Conheci na TV Cultura e é o mesmo grupo cantando novamente. O Grupo Girasonhos são contadores de histórias que usam a música para ilustrar suas apresentações. As musiquinhas são lindas e liberada para todas as idades!


Palavra Cantada - Eu


     Este também conheci na TV Cultura, na mesma época. mais ou menos que as outras duas anteriores: Palavra Cantada é uma dupla composta por Paulo Tatit e Sandra Peres e foi lançada em 1994. Segue a mesma teoria que o Grupo Girasonhos: São músicos que gostam de contar histórias infantis com musiquinhas bonitinhas e videoclipes. O maior sucesso da dupla com toda certeza é a do "Rato", cuja música e videoclipe, também transmitidos pela TV Cultura, as crianças, adolescentes e até adultos conhece e muito bem! Vale a pena assistir os vídeos no canal da dupla! São muito fofinhos ❤


Bárbara Paz - Maria Esperança (2007)


     A novela mexicana "Maria Mercedes" ganhou uma versão brasileira no ano de 2007: "Maria Esperança". A trama teve Bárbara Paz e Ricardo Ramory como protagonistas, foi produzida e exibida pela emissora de TV SBT, escrita por Yves Dumont e com direção de Jacques Lagoa e Luís Antônio Piá. A canção não teve tanto sucesso, mas para quem a ouve pode ter o risco de ficar na cabeça.

Bacilos - La Fea Más Bella (2006)



     "La Fea Más Bella" (no Brasil: "A Feia Mais Bela") é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa entre os anos de 2006 e 2007. Tem ao todo 300 capítulos. Trata-se de uma versão da telenovela colombiana "Yo Soy Betty, La Fea", de Fernando Gaitán, exibida  no Brasil como "Betty, A Feia" pela RedeTV!. Angélica Vale e Jaime Camil foram os protagonistas da novela. O trama também contou com as participações de Angélica María e José José.

     Já Bacilos é uma banda de música latina de Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, os membros da banda são de diferentes nacionalidades: Jorge Villamizar da Colômbia, José Javier Freire de Porto Rico e André Lopes do Brasi).


Marilyn Manson - Tainted Love (2002)


      Essa é uma das várias versões de "Tainted Love" que existe no mundo! E, para mim, esta é a melhor, claro! Marilyn Manson gravou essa música em 2001 para a trilha sonora do filme "Not Another Teen Movie" ("Não é Mais um Besteirol Americano", no Brasil). A música se tornou o maior sucesso no Reino Unido ficando em 5º lugar nas paradas de sucesso e mais 11 semanas no Top 75. A música também tornou-se um dos cinco maiores sucessos de toda a Europa e liderou a parada portuguesa.


Tara MacLean - You (2001)


     Agora vamos partir para algo mais romântico: a música "You" foi composta por Jim Brickman, gravada por ele e a cantora Jane Krakowski e, por último, pela cantora Tara MacLean e é essa que eu conheço mais! Não se sabe muito sobre a história da música até sua gravação, conta no site Wikipédia apenas que Tara apareceu no álbum "Simple Things" em 2001 e "Valentine" de 2006 de Jim cantando esta música. 

     A conheci através da emissora de rádio Alpha FM e me apaixonei na "primeira ouvida".


KT Tunstall - Suddenly I See (2005)


     Para quem assisti a novela das 8 que começa as 9 da Rede Globo já deve ter ouvido essa musiquinha: "Suddenly I See" é considerada uma música de rock alternativo interpretada pela cantora escocesa KT Tunstall em seu primeiro álbum, "Eye to the Telescope". A canção foi lançada em 2005. A canção é trilha sonora do filme "Encontro às Escuras" e do filme "O Diabo Veste Prada". No Brasil, foi tema da novela "Belíssima".

     De clipezinho simplesinho, mas bem legalzinho, conheci essa musiquinha também na Alpha FM (nem sabia que tinha sido tema de novela).


César & Paulinho - Chique No Urtimo (2002)


     Essa é uma das mais engraçadas: esta música foi composta pelo ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV, humorista e político brasileiro Moacyr Franco para seu saudoso personagem Jeca Gay do programa de comédia "A Praça é Nossa" e interpretada pela famosa dupla sertaneja Cezar & Paulinho. Sua letra é um pouco pesadinha devido as piadas, mas é engraçada de escutar.


Passenger - Let Her Go (2012)



     Essa é uma das mais atualíssima que ainda escuto: "Let Her Go" foi escrita e gravada pelo cantor Passenger (sim, este é o nome artístico dele), lançada em julho de 2012 como o segundo single de seu quarto álbum, intitulado como "All the Little Lights". A canção fez um incrível sucesso internacional alcançando as primeiras posições das paradas ao redor do mundo. Vendeu mais de 1 milhão de cópias digitais no Reino Unido, e mais de 4 milhões nos Estados Unidos.

     E a Andressinha aqui a conheceu, mais uma vez (a maioria das músicas estrangeiras atuais acabo conhecendo assim!) pela Alpha FM e curto muito. Quando ouço esse tipo de música assim atual com essa letra e esse videoclipe, fico pensando o quanto ela salva o mundo das músicas graças a sua simplicidade e respeito resgatados dos valores de antigamente.


George Ezra - Budapest (2014)



     Seguindo na mesma linha anterior, musiquinha bonitinha, cantor bonito e o fato de eu ter conhecido através da Alpha FM, "Budapest" também ajuda a salvar o mundo das músicas. A canção foi co-escrita pelo cantor britânico George Ezra com Joel Pott e gravada pela Columbia Records para seu primeiro álbum de estúdio, "Wanted On Voyage". Foi lançada em junho de 2014 no Reino Unido. A música alcançou o terceiro lugar no Reino Unido e foi sucesso também na Áustria, Nova Zelândia, Alemanha, Austrália, Irlanda, Itália, Holanda e Suíça.

     Confesso que essa foi a primeira vez que vi este videoclipe e fiquei encantada com tamanha criatividade...



Pharrell Williams - Happy (2013)


     Essa é famosa: quem não conhece. não vive nesse planeta! "Happy" é uma canção interpretada, composta e produzida pelo músico americano Pharrell Williams, gravada para a trilha sonora do filme "Meu Malvado Favorito 2". Foi lançada em dezembro de 2013. Em 2014 a música foi indicado ao Oscar de "Melhor Canção Original". A canção ficou entre os singles mais baixados em 2014 e atingiu o topo das paradas em 25 países. Entrou para a Billboard Hot 100 por 10 semanas consecutivas e no topo da United World Charts por 19 semanas. Teve 11.442.000 cópias vendidas ao redor do mundo e se consagrou como o single mais vendido na parada de meio de ano.

     Pharrell Williams é um cara de 46 anos que com toda certeza deve tomar um banhinho de formol nem se for um dia um dia não... Parece que não passa dos 17 anos, rs!


Ana Vilela - Trem-Bala (2017)



     Voltando ao Brasil, uma canção atualíssima (pelo menos na minha playlist "sessentista"), que explodiu de sucesso em nosso país e que fala verdades (amo muito tudo isso): "Trem Bala" é uma música composta e interpretada pela cantora Ana Vilela. Como é bem atualzinha, a canção foi lançada nas plataformas digitais no ano de 2017 através da Slap Música da Som Livre. A canção é considerada um verdadeiro fenômeno da internet: foi regravada por várias personalidades como Gisele Bundchen, Padre Fábio de Melo, Lucero e Daniel com a atriz Larissa Manoela. Em 2017, a canção foi indicada para categoria 'Hit do Ano', e foi também o hino da comemoração dos 20 anos do Teleton.

     Conheci essa música através da minha prima que estava apaixonada por ela na época.

Ages and Ages - Divisionary (Do The Right Thing) (2014)


     Essa eu conheci através de uma professora na escola onde trabalho: quando a ouvi, pensei que a conhecia por sua melodia lembrar daquelas músicas bem antigas (anos 50 ou 60), mas não: lançada no ano de 2014 pela banda de rock americana "Ages and Ages", "Divisionary" foi produzido por Tony Lash e gravado pela Partisan Records. Seu videoclipe, de tom simplesinho, nos mostra qual é o mal em não saber dividir as coisas e nem respeitar os outros.

     Consta que foi tema de uma novela do Rede Globo chamada "Babilônia" (não conheço, não assisti).


Fábio Brazza - México (2017)


     Essa eu tenho que ouvir no último volume, não tem como! Conheci através do serviço de streaming de música Spotify, quando eu estava procurando alguma música que falasse sobre o México e achei! Lançada em 2017, o Hip-Hop/rap "México" foi interpretada pelo brasileiro Fábio Brazza e produzida por Mortão VMG para o álbum "É Ritmo, Mas Também é Poesia". A música fala do ritmo e da poesia do México, da realidade do país, o cantor interpretou a música num excelente "portunhol", romantizou e até fez referência ao Deus da mitologia grega.

     Acredito que até quem não goste de Hip Hop ou Rap não consiga resistir as batidas de "México".


Mano Walter - Não Deixo Não (2017)


     Agora um pouco de sertanejo universitário: a música "Não Deixo Não" foi interpretada por Mano Walter, composta por Everton Matos, Ray Antônio, Diego Ferrari, Paulo Pires, Guilherme Ferraz, Sando Neto, Vinicius Stival, Rafael Quadros e lançada em 2017 para o álbum "Ao Vivo em São Paulo", do cantor.

     O que me chamou a atenção nessa música foi sua letra: o cara é uma pessoa do interior que andava a cavalo, criava gado e era feliz. Mas sua namorada mandou ele largar e vender tudo para viver a vida da cidade grande. Ou, seja: ele não foi respeitado pela própria namorada. Mas ele não aguentou essa vida que não era dele e largou tudo e voltou para sua realidade. Por isso, fica a lição: seja sempre você, mesmo! A pessoa certa irá aparecer e te respeitar pelo o que você é.


Anderson Freire - Raridade (2013)



     Agora uma musiquinha gospel, por que não? "Raridade" é uma canção composta e interpretada por Anderson Freire que faz parte do seu segundo álbum com o mesmo nome. Foi lançada em 2013 pela gravadora MK Music. Em 2015, o álbum foi certificado com disco de diamante pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), por 300 mil cópias vendidas e obteve uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa.

     É uma música basicamente cristã: explica os valores de Deus para o homem e incentiva ao ouvinte a adorar Deus sobre todas coisas.


Lorde - Royals (2013)


     A última e, não menos importante, é a "Royals", uma música chicletinha que te faz apaixonar na primeira ouvida. Royals é uma canção interpretada pela cantora neozelandesa Lorde (este é o nome artístico dela) para o seu EP "The Love Club" e seu primeiro álbum "Pure Heroine" em 2013. Sua composição foi feita pela própria cantora com a ajuda de Joel Little. A letra da música demonstra um descontentamento da cantora com músicas de sua época que falavam sobre luxo e a valorização da beleza. A música chegou a ser lançada gratuitamente na plataforma SoundCloud, mas fez tanto sucesso que foi retirada desta plataforma e lançada oficialmente como um single. "Royals é considerada uma canção pop minimalista e consequentemente, foi eleita um dos melhores lançamentos do ano pela Rolling Stone e Slant Magazine e recebeu nomeações a várias premiações ao redor do mundo, inclusive ao Grammy Awards de 2014 e conquistou dois troféus.



A pesquisa desse artigo diferentão  foi feita através dos sites Wikipédia, Por do Som, Palavra Cantada, Ana Cuder, Youtube e Grupo Girasonhos.

     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo