![]() |
Imagem de Abby Haukongo por Pixabay |
Olá, caro leitor! Tudo bem?
Amarelinha, um jogo divertido que entretém crianças do Brasil inteiro, surgiu a muito tempo mais do que imaginamos. Não se sabe de onde surgiu exatamente, mas tem historiadores que falam que a brincadeira veio da Bretanha durante o Império Romano, tem outros que falam que surgiu da Europa renascentista, inspirada no livro de Dante Alighieri “A divina comédia” e tem outros que falam que a brincadeira veio do Antigo Egito.
![]() |
Imagem: Flickr |
O nome do jogo por todo o mundo se diferencia em cada país: no próprio Portugal, por exemplo, a brincadeira é conhecida como "Jogo da Macaca"; na Angola é "Avião" ou "Neca"; e na Espanha, é conhecida como "rayuela" que significa "pequena raia". No Brasil, a brincadeira também tem algumas variações em seu nome dependendo da região como "pular macaco" (Nordeste), "academia" (Rio de Janeiro), "casa de boneca" (Ceará), "maré" (Minas Gerais) ou "sapata" (Rio Grande do Sul). Porém, foi como "Amarelinha" que ela ficou mais conhecida no Brasil inteiro.
O jogo recebe variações também na sua forma de jogar como "Amarelinha Água", "Amarelinha Caracol", "Amarelinha Colmeia", "Amarelinha Semana", "Amarelinha Abecedário", "Amarelinha Inglesa" (essa tem dois tipos) e "Amarelinha Lua". Aqui, eu vou ensinar a brincadeira tradicional que o Brasil inteiro conhece. Acompanhe abaixo:
![]() |
Imagem: Flickr |
Cada jogador precisa de uma pedrinha;
*
Quem for começar, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu;
*
Só pode por um pé em cada casa de cada vez. Quando há uma casa ao lado da outra, pode colocar os dois pés no chão;
*
Quando chegar no céu, o jogador volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão);
*
A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
*
Perde a vez quem:
* Pisar nas linhas do jogo;
* Pisar na casa onde está a pedrinha;
* Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair;
* Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.
* Ganha quem pular todas as casas primeiro! *