domingo

#Tbt Quando os Japoneses Deram Um Exemplo de Civilidade e Recolheram o Lixo Aqui no Brasil - Postagens de Domingo

Imagem: G1
     Olá, caro leitor! Tudo bem???

     Na Copa do Mundo de 2014 tivemos o "7x1", mas também tivemos notícias muito boas para os brasileiros naquela época: o exemplo dos japoneses ao recolher o lixo das arquibancadas quando o jogo acabou! Um exemplo de cidadania e respeito.

     Nesse artigo de #tbt do Viver, Aprender, Falar, vou relembrar essa linda atitude que os japoneses tiveram para com o nosso estádio e dizer também uma outra boa notícia que tem a ver com este tema.

     Bora relembrar e ver a novidade???

     Era um dia de Copa do Mundo aqui no Brasil. Dia 19 de junho de 2014, um emocionante e aterrorizador jogo de "Japão x Grécia" que acabou por dar empate de zero a zero. Mesmo assim, os japoneses não se revoltaram e praticaram o que mais sabem fazer quando qualquer jogo termina em um estádio: recolher todo o lixo.

     A cena dos japoneses recolhendo o lixo nas arquibancadas deixou todos os brasileiros boquiabertos com tamanha educação dos orientais. O que é uma surpresa para nós brasileiros, é algo corriqueiro para os japoneses: até mesmo antes do jogo acabar, já podia ver japoneses recolhendo o lixo. Detalhe: quando acabou o jogo, todo o lixo recolhido e amarrado em sacos azuis foi deixado no local devido. Esta mesma atitude ocorreu em um jogo contra o Costa Marfim, no qual perderam de 2 a 1 para os rivais e que não foi motivo para deixaram de catar todo o lixo das arquibancadas.

torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira)
Imagem: G1

     Os japoneses também se surpreenderam com nossa reação: acharam esquisito e ao mesmo tempo legal brasileiros fotografando os momentos exatos do recolhimento do lixo. Nas redes sociais, esta atitude tão comum dos japoneses virou febre na época e grande exemplo para nós.

     E para quem estava com saudades para ver novamente os japoneses recolhendo o lixo, eis aqui uma boa notícia: em junho desse ano de 2019, novamente pode-se ver a cena dos japoneses retirando toda a lixarada das arquibancadas. Dessa vez, foi um jogo da Copa América lá no Mineirão após o empate com o Equador. O mais curioso é que eles não retiram o lixo apenas do canto em que ficaram, mas em vários setores e com toda a paciência do mundo.

     Infelizmente, muitos brasileiros desde então ainda não aprenderam a cuidar de seus próprios estádios ou país como um todo ao catar seu lixo por onde deixa. Mesmo assim, a esperança continua e quem sabe este grande exemplo dos japoneses não floresça em nossos corações?


A pesquisa desse artigo foi feita nos sites Globo.com e Super Esportes.


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.

Atualizações do Instagram

Topo