Como Bloquear Pergunta ou Comentário de Comprador ou Cliente no Mercado Livre

Photo by Isabell Winter on Unsplash
     Olá, caro leitor! Tudo bem?


     Você é vendedor do Mercado Livre e recebe, de vez em quando (ou até sempre), umas perguntas sem fundamento ou até propostas indecentes no campo de perguntas do site? Já apagou a pergunta/comentário, mas o comprador insiste e a faz novamente? Denunciou no Mercado Livre como assédio ou crime de qualquer outra natureza e nada foi feito? Está cansado e não sabe como se livrar disso?

     A resposta para todas essas perguntas está nesse artigo. Você sabia que é possível bloquear o comprador para que este nunca mais faça perguntas imbecis ou desrespeitosas? Aqui vou ensinar como fazê-lo num passo-a-passo bem "mastigadinho" para você se livrar desse problema.

     Vamos lá ser feliz?

     Vender no Mercado Livre é uma coisa que muita gente faz hoje em dia para acabar com seu estoque de produtos e garantir um dinheiro no final de tudo. E a plataforma mais famosa da América Latina está aí para ajudar com tudo isso, dando as melhores funcionalidades para você transformar seus produtos físicos em dinheiro. Lá também existe o indispensável "campo de perguntas" que é um local do site que o usuário (comprador) tem o direito de fazer todas as perguntas que quiser, mas claro, usando do respeito, educação e discernimento.

     Porém, quando isso não acontece, o vendedor fica perdido: o que fazer quando o comprador lhe faz uma pergunta ou comentário inconveniente? A primeira coisa é a vontade de "descer do salto" e xingar o comprador de tudo quanto é nome para ele aprender a não fazer mais isso (pelo menos com você). Contudo, como esta atitude é errada e pode lhe causar prejuízos enormes como a suspensão de sua conta no site, resta-lhe tomar outras providências como denunciar a pergunta ao Mercado Livre e esperar. Se isso não der certo, existem duas formas de corrigir este problema sem causar qualquer conflito entre ambas a parte: você pode bloquear a pergunta do comprador e ainda impedir que ele faça compras em sua "loja" no Mercado Livre. Assim, nunca mais este comprador lhe perturbará com algum outro inconveniente.

     Existem duas formas de resolver isso: uma de forma mais simples, que lhe permite apenas bloquear a pergunta do comprador inclusive as futuras que ele quiser lhe fazer e uma outra que além de bloquear perguntas, bloqueia também as compras desse cliente. A primeira é dentro do próprio site Mercado Livre e a segunda é com uma suposta extensão da plataforma chamado "MDLivre".

     Abaixo segue o passo-a-passo da primeira forma:


Primeiro Passo: Acesse o site do Mercado Livre através do endereço www.mercadolivre.com.br e faça o login em sua conta. Depois, clique no nome de sua conta como aponta a seta vermelha na imagem* abaixo:



Segundo Passo: Clique em "Vendas":



Terceiro Passo: Na próxima página, passe o mouse sobre as três linhas ao lado esquerdo como indica a seta vermelha:


Quarto Passo: No menu que abrir, selecione o link "Perguntas":



Quinto Passo: Na tela que abriu, selecione a opção "Excluir pergunta" (com um símbolo de uma lixeira ao lado) como indica a seta vermelha na imagem abaixo:



Sexto Passo: Irá abrir uma janela com três opções. Leia atentamente todo o conteúdo e selecione as opções que desejar:



Sétimo Passo: Se clicar na última opção "Denunciar a pergunta" irá lhe abrir um campo em branco para que você conte o(s) motivo(s) de sua denúncia. Se assim desejar, detalhe tudo o que aconteceu e clique no botão em azul "Confirmar":


* Todas as imagens são do Mercado Livre.


     Pronto! Pergunta excluída e comprador bloqueado. Ele nunca mais fará perguntas com este usuário em qualquer um dos produtos que você vender.

     Agora vamos partir para a outra forma que é usando o MDLivre, um site que te ajuda a gerenciar melhor a sua conta Mercado Livre. Nesse site tem a opção para bloquear perguntas e inclusive o comprador para nunca mais lhe atormentar (nem olhando para as páginas de venda de seus produtos!). Aqui, vamos ensinar desde o cadastro de conta no MDLivre até o bloqueio de comprador e perguntas. Vamos lá:


Primeiro Passo: Acesse o site oficial do MDLivre através do endereço www.mdlivre.com.br com sua conta Mercado Livre logada (onde a pergunta e o comprador que irão ser bloqueados) no mesmo navegador. Clique no botão em azul "Acesse com o Mercado Livre" indicado pelas setas vermelhas na imagem*:



Segundo Passo: Na próxima tela, clique no botão em azul "Permitir" para que permita que o MDLivre seja logado com sua conta Mercado Livre:



Terceiro Passo:
Ele irá abrir uma tela pedindo um código de acesso para você validar e ter acesso a conta MDLivre. Verifique o seu e-mail cadastrado no Mercado Livre, copie e cole o código no campo em branco "Código" e clique no botão em azul "Validar" como indica a setinha vermelha:



Quarto Passo: Na próxima tela, clique no seu nome de usuário no canto superior da tela como indica a seta vermelha:



Quinto Passo: Na lista que aparecer, clique em "Configurações":



Sexto Passo: Na próxima tela, selecione a opção "Lista de Bloqueio":



Sétimo Passo: Pode aparecer uma tela que informa que há uma versão mais atual. Se não aparecer, pule para o DÉCIMO QUINTO PASSO. Caso apareça este aviso, clique no link como indica a seta vermelha:



Oitavo Passo: Irá abrir uma janela que irá lhe informar sobre o acesso ao sistema MDLivre. Para acessar a sua conta na nova versão de MDLivre, é recomendado que o e-mail e senha cadastro não seja igual ao do Mercado Livre. Como ainda não possuímos um cadastro com e-mail e senha no sistema MDLivre, iremos fazer isso agora. Clique no botão verde "Entendi" para fechar a janela:



Nono Passo: Irá abrir uma outra janelinha para você cadastrar um e-mail e uma senha do MDLivre. Clique no link em azul "Ainda não é registrado? Clique aqui" como indicam as setas vermelhas:



Décimo Passo: Irá aparecer novamente uma janela informando que é recomendado cadastrar um e-mail e senha diferente. Clique novamente no botão verde "Entendi":



Décimo Primeiro Passo: Vai aparecer uma tela com três campos. Preencha estes campos com atenção e clique no botão em azul "Cadastrar":



Décimo Segundo Passo: Aparecerá aquela telinha famosa para você provar que não é um robô. No exemplo abaixo, é a tela que pede para selecionar todas as fotos que aparecem carros. Faça o que foi solicitado e clique no botão "Verificar" como indica a seta vermelha:



Décimo Terceiro Passo: Novamente irá pedir para que você valide seu e-mail. Verifique na caixa de  entrada do e-mail que cadastrou se há algum do MDLivre e copie e cole o código. Clique no botão "Validar" em azul:



Décimo Quarto Passo: A próxima tela irá informar que o cadastro foi feito com sucesso e pede para que você associe uma conta para ter acesso a todas operações do site (inclusive, ao bloqueio de pergunta e comprador, o que vamos fazer hoje!). Clique no botão "Entendi":



Décimo Quinto Passo: A próxima tela terá um texto muito importante sobre a plataforma MDLivre e suas funcionalidades. Leia com atenção:



Décimo Sexto Passo: Na mesma tela, clique em "Adicione uma conta":


Décimo Sétimo Passo: No menu que aparecer, selecione "Associar Nova Conta":



Décimo Oitavo Passo: Na próxima tela, será necessário gerar um código para esta conta. Selecione o link apontado pela seta vermelha "Clique aqui e gere seu código de associação":



Décimo Nono Passo: Irá abrir uma outra aba em seu navegador com o código. Copie este código:



Vigésimo Passo: Volte a aba anterior e cole o código no campo em branco "Código de associação" e clique no botão em azul "Validar":



Vigésimo Primeiro Passo: Irá aparecer a mesma tela do Décimo Quinto Passo, mas agora mostrando sua conta logada na parte que diz "Conta Atual" como indica a seta vermelha:



Vigésimo Segundo Passo: Clique no seu nome de usuário no canto superior da tela (na faixa preta onde a seta vermelha aponta na imagem abaixo):



Vigésimo Terceiro Passo: Na lista que aparecer, selecione "Configurações":



Vigésimo Quarto Passo: Na próxima tela, selecione novamente "Lista de Bloqueio":



Vigésimo Quinto Passo: Na aba "Compras", digite o login (apelido ou nome do comprador que aparece para você no Mercado Livre que deseja bloquear) e clique no sinalzinho de + (mais):



Vigésimo Sexto Passo: O nome do bloqueado irá aparecer na lista abaixo do campo em branco onde você informou o nome dele(a). Isso quer dizer que este comprador se encontra bloqueado e nunca mais poderá fazer compra até que você o desbloqueie clicando no botão Desbloquear":



Vigésimo Sétimo Passo: Na aba "Perguntas", a mesma coisa: digite o login (apelido ou nome do comprador que aparece para você no Mercado Livre que deseja bloquear) e clique no sinalzinho de + (mais):


Vigésimo Oitavo Passo: E a mesma coisa irá acontecer: o nome do bloqueado irá aparecer na lista abaixo do campo em branco onde você informou o nome dele(a). Isso quer dizer que este comprador se encontra bloqueado e nunca mais poderá fazer perguntas até que você o desbloqueie clicando no botão Desbloquear":




* Todas as imagens pertencem a MDLivre.

     E pronto! Problema Resolvido.


Para os usuários do Mercado Livre:
     Apesar do nome do site ser "Mercado Livre", algumas liberdades você não deve tomar dentro da plataforma. Quando fizer alguma pergunta ou comentário no campo de perguntas, use da educação e da sabedoria. Outra coisa a ressaltar é que no Mercado Livre há vários tipos de produtos que não podem ser vendidos e várias formas de vendas que muitos usuários podem não aceitar. Por isso, pense bem antes de fazer alguma proposta e tenha em mente que o Mercado Livre pode não ser o local ideal para suas ideias.


Para o Mercado Livre:

     Mercado Livre, por favor, quando alguém fizer alguma denúncia, atenda o mais rápido possível e tome as providências necessárias. Apagar um comentário ou uma pergunta simplesmente não vai resolver o problema. O jeito, no mínimo, é bloquear o usuário inconveniente para que ambas as partes fiquem em paz. Por mais que exista a opção de bloquear no próprio site Mercado Livre e no site MDLivre, ainda sim vocês podem ajudar o vendedor com esse problema bloqueando o comprador ou ensinando a como bloquear como fiz nesse blog.

     Sem mais!


     Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essas dicas!


Até mais!

Você também vai gostar de ler também...

0 comments.

Comentários com SPAM, ofensas ou incompreensíveis serão deletados sem aviso prévio.
Os comentários não refletem na opinião do autor.